A Selic vai começar a cair? Saiba quais são as projeções do mercado

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central iniciou nesta terça-feira (16) sua antepenúltima reunião de 2025. A decisão sobre a taxa Selic será anunciada nesta quarta-feira (17) e definirá o rumo da política monetária para os próximos 45 dias.

A expectativa predominante do mercado é de que a Selic seja mantida no atual patamar de 15% ao ano, o mais alto em quase duas décadas. A manutenção dos juros é considerada consenso entre analistas diante da necessidade de manter a inflação sob controle.

Após a decisão desta semana, ainda restarão duas reuniões do Copom neste ano, programadas para os dias 4 e 5 de novembro e 9 e 10 de dezembro. Até lá, a dúvida que permanece entre economistas e investidores é quando a Selic vai cair.

“Minha leitura hoje é que o Copom deve manter a Selic em 15% na reunião desta semana, e a razão principal é que a inflação ainda está acima da meta e o Banco Central tem mantido uma postura de não afrouxar até ter confiança na convergência da inflação. Ao mesmo tempo a atividade econômica mostra sinais de desaceleração, então é razoável esperar manutenção do patamar alto em vez de aumento”, avalia Jeff Patzlaff, planejador financeiro e especialista em investimentos.

Quando a taxa Selic vai começar a cair?

A trajetória da taxa de juros mostra o aperto monetário iniciado no fim de 2024, quando a Selic passou de 10,75% ao ano em setembro para 12,25% em dezembro. Em 2025, os aumentos continuaram, levando a taxa para 15% em junho. Desde julho, o Copom interrompeu o ciclo de altas e manteve o nível atual.

Para Paulo Cunha, CEO da iHUB Investimentos, a expectativa é de estabilidade. “Aqui no Brasil, a percepção do mercado é praticamente unânime de que a Selic será mantida em 15%. Qualquer alteração nesse sentido seria uma surpresa e pegaria o mercado de forma desprevenida”, afirma.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

O executivo ressalta que a atenção está voltada para os primeiros cortes. “A grande atenção do mercado agora é entender quando os primeiros cortes podem ocorrer, se na virada do ano ou apenas no início de 2026. A inflação ainda mostra certa resiliência, e o próprio Banco Central reforçou que pretende manter os juros elevados por um período prolongado”, avalia.

O Banco Daycoval também prevê que a taxa seguirá estável até o início de 2026. “Embora observemos uma melhora na inflação corrente e em suas projeções, o cenário permanece desafiador. Projetamos que os juros só comecem a cair no início de 2026”, destacou em relatório.

Projeções do Boletim Focus

Segundo o Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (15), economistas mantêm a estimativa de Selic em 15% ao final de 2025 pela 12ª semana consecutiva. Já para 2026, houve uma leve revisão, com a projeção passando de 12,50% para 12,38% após 32 semanas de estabilidade.

O relatório também apontou redução nas expectativas de inflação para este ano, mas ainda com desafios no controle de preços no setor de serviços. Para o mercado, isso reforça a percepção de que a Selic vai cair apenas de forma gradual e mais à frente.

Enquanto isso, investidores aguardam a decisão do Copom nesta quarta-feira (17), que deve confirmar a manutenção da taxa Selic no atual patamar.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Tags
Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião