Criptomoedas: Bitcoin cai com expectativa de inflação e tensão geopolítica; o que esperar para o futuro
|
O bitcoin operava em queda durante a tarde desta terça-feira, 9, com investidores à espera dos dados mensais sobre a inflação ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos EUA, a ser divulgado nesta quinta-feira, para assim obter mais pistas sobre o ritmo das reduções das taxas de juros pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano). O recrudescimento de tensões geopolíticas também ficou no radar.

Por volta das 16 horas (de Brasília), o bitcoin operava em queda de 1,09%, a US$ 111.157,80, e o ethereum recuava 0,91%, a US$ 4.287,15, segundo cotações da Binance.
Se a inflação de agosto nos EUA for maior do que o esperado, isso colocaria em dúvida a magnitude dos cortes de juros previstos no país, afirma o analista Richard Hunter, da Interactive Investor. Isso também introduziria a possibilidade de que uma combinação de inflação elevada e crescimento fraco – estagflação – esteja surgindo e prejudicando o sentimento dos investidores, acrescenta.
Ao mesmo tempo, a revisão preliminar anual do payroll, que apontou que o total de empregos criados nos EUA no ano até março de 2025 foi revisado para baixo em 911 mil, contribui para as expectativas de que o Fed retomará os cortes na reunião da próxima semana.
Também nesta terça, Israel conduziu ataque contra alvos do Hamas no Catar, em uma ação que inspirou repúdio de países árabes e elevou os riscos geopolíticos, o que tende a ser desfavorável a criptomoedas.
*Com informações da Dow Jones Newswires e Agência Estado