Imposto de Renda: Receita Federal prorroga prazo de entrega

A Receita Federal informou nesta quinta-feira (1) que a entrega da declaração de Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF) referentes ao ano-base de 2019 foi prorrogada para o dia 30 de junho. A entrega era prevista anteriormente para o dia 30 de abril.

A decisão de prorrogar o prazo de entrega foi tomada pela Receita Federal por causa dos efeitos da pandemia do novo coronavírus (covid-19). O governo espera receber cerca de 32 milhões de declarações de Imposto de Renda. Entretanto, até agora, apenas 8,1 milhões de declarações foram entregues, cerca de 25% do total.

“Esse prazo venceria no próximo dia 30 de abril e está sendo prorrogado para entrega no dia 30 de junho. Portanto prorrogação por dois meses do prazo de entrega das pessoas físicas”, declarou José Tostes, secretário especial da Receita Federal, durante uma coletiva de imprensa realizada nesta quinta em Brasília.

Saiba mais: Imposto de Renda: confira as novas regras para declarar

“As pessoas não estão conseguindo sair para pegar os documentos necessários”, explicou Tostes.

Entretanto, a Receita Federal não esclareceu se o calendário das restituições do imposto de renda será alterado. O primeiro lote deveria ser pago em maio.

CNI pediu 3 meses de adiamento da entrega do Imposto de Renda

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, pediu nessa quarta-feira (25) uma prorrogação de 3 meses no prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF).

Saiba mais: Imposto de Renda: CNI pede aumento de 3 meses no prazo de entrega

O pedido para mudar a data  entrega da declaração Imposto de Renda do dia 30 de abril para 31 de julho, foi feito através de uma carta que Braga enviou ao ministro da Economia, Paulo Guedes, e ao secretário especial da Receita Federal.

O pedido foi motivados pela pandemia do novo coronavírus. Ainda a CNI informou que “a medida tem o objetivo, sobretudo, de evitar uma sobrecarga para as diversas categorias profissionais que vêm se dedicando a garantir o regular funcionamento de atividades essenciais para que a sociedade brasileira consiga atravessar a grave crise que enfrenta, em decorrência da pandemia da covid-19”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Além da CNI, o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal também apresentou um pedido de ampliação do prazo. Entretanto o sindicato pediu que a data fosse adiada apenas um mês adiante, ou seja, mudasse para o dias 31 de maio.

Contadora da Bolsa ajuda na declaração

Se você tem dúvidas sobre como declarar seus investimentos, nós do SUNO Notícias conversamos com a Contadora da Bolsa, Alice Porto, para te ajudar na declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física 2020.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião