Mal estar no exterior e cautela com as eleições levam Ibovespa a fechar em queda de 0,76%

O Ibovespa fechou a sexta-feira em queda de 0,76% aos 82.321 pontos, com os investidores cautelosos com às eleições que ocorrem no dia 07 de outubro e com o mal estar do mercado financeiro após um balde de água fria sob os índices de criação de emprego norte-americanos.

O índice da B3 pode ter fechado com desvalorização no dia de hoje, entretanto o acumulado da semana foi de 3,75% impulsionado pelas pesquisas eleitorais que mostraram Jair Bolsonaro (PSL) na liderança da corrida à presidência da república e bons resultados econômicos norte-americanos .

O dólar teve mais uma queda no pregão desta sexta-feira. A moeda norte-americana se desvalorizou 1% frente ao real cotado a R$ 3,85.

Datafolha

A pesquisa Datafolha publicada na noite de ontem mostrou Jair Bolsonaro novamente na liderança da corrida eleitoral, sendo seguido pela candidato do PT, Fernando Haddad. Após entrevistar mais de 10 mil pessoas, o candidato do PSL apareceu com 35% dos votos. Haddad, por sua vez, foi a 22%.

Bem atrás dos dois primeiros concorrentes, aparecem Ciro Gomes (PDT) com 11%, Geraldo Alckmin (PSDB, 8%) e Marina Silva (REDE, 4%).

Em um cenário para o segundo turno entre Bolsonaro e Haddad, os candidatos aparecem tecnicamente empatados. O petista tem 43% e o deputado federal foi a 44%. O único candidato a vencer todos os concorrentes em um cenário de segundo turno é Ciro Gomes, que venceria Bolsonaro por 4 pontos percentuais e Haddad por 2 pontos, no limite da margem de erro.

Na rejeição, Bolsonaro e Haddad também lideram; 45% e 44% respectivamente. Seguidos por Marina Silva (REDE, 28%,) Ciro Gomes (PDT, 21%) e Henrique Meireles (MDB, 15%).

Mercado Externo

O Payroll – índice que mede a criação de vagas nos Estados Unidos- desacelerou no mês de setembro e foi menor do que os analistas esperavam. A justificativa do Departamento de Trabalho foi que fenômenos naturais, como o furacão Florence, que afetou a região das Carolinas, declinou o setor de varejo. Entretanto, a boa notícia foi que o desemprego apresentou a menor porcentagem desde 1969, 3,7%.

O relatório mensal do divulgado hoje, evidencia um aumento dos salários fazendo com que o Fed possa repensar na sua constante subida nas taxa de juros que ocorrem desde o fim do ano passado.

Segundo o Departamento do Trabalho, no mês de setembro abriram-se 134 mil postos de trabalho não agrícolas, a menor marca em todo os ano de 2018. Além disso, os dados de julho e agosto foram revisado para cima, com mais 87 mil vagas a mais do que divulgado nos últimos relatórios mensais.

Paulo Jaschke

Compartilhe sua opinião