Andressa Siqueira

Mente forte, bons investimentos

Ter disciplina é fundamental para obter bons resultados nos investimentos

Você acredita que a lógica do mercado pode ser acompanhada por nossos instintos? Já sentiu que investir em algo era o certo a se fazer e depois descobriu que havia opções melhores?

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Não aceitar uma perda tem um potencial psicológico destruidor e como já diria a teoria da perspectiva, de Kahneman e Tversky, o sofrimento da perda tem uma intensidade muito maior que a satisfação de um ganho de mesma proporção.

Deixar que perdas te afetem não é uma alternativa válida quando se deseja sucesso nos investimentos. O mercado financeiro está em constante movimento e não existe apenas um investimento certo. Portanto, tirar os olhos do retrovisor é a melhor opção.

Falando em retrovisor, uma prática ruim e também muito comum, é se apegar apenas à rentabilidade passada de um determinado investimento. Essa prática até é capaz de diminuir um pouco a sensação de incerteza, mas tem altas chances de ocasionar repetidos erros e dificultar a construção do seu patrimônio.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Raciocinar bem no mercado financeiro é um dos grandes desafios para a maioria dos investidores. Por isso, o caminho mais certeiro é estabelecer um bom plano de investimento e segui-lo com disciplina. Assim, investir ainda será bastante emocionante, mas sem tirar você dos trilhos.

A disciplina se revela poderosa em todos os aspectos da vida e com investimentos não poderia ser diferente. Investir provoca tantas emoções quanto seria possível, principalmente na categoria de renda variável. Dito isso, para manter o controle emocional e conquistar seus objetivos, a disciplina deve ser sua maior aposta.

Qual a razão de você investir? O que você deseja alcançar de fato? A baliza das suas decisões de investimentos são as respostas destas perguntas. É imprescindível seguir assim, pois, caso algo não saia conforme as expectativas, ao invés de se concentrar no aspecto negativo do inesperado, poderá se concentrar em algo maior, a estratégia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Se concentre no seu apetite (ou não) a risco, nas suas restrições de liquidez, construa um plano de investimentos e evite fórmulas mágicas – é o básico que funciona de verdade.

Em tempo, lembro que um bom planejamento não inclui estabelecer metas inalcançáveis. Metas inalcançáveis são máquinas de produzir frustrações e não é o que você precisa para alcançar seus objetivos. Metas factíveis costumam ser pequenos marcos. Celebre-os, pois são eles a alavanca para o seu plano final.

O auge do resultado de um investidor é realizar seus objetivos e sonhos. Por isso, seja disciplinado. Mantenha a mente forte, siga uma estratégia de investimentos, e deixe a emoção maior para outras áreas da vida.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

Andressa Siqueira

Compartilhe sua opinião