Dólar reverte queda e sobe 0,2%, com CPI da Covid no radar dos investidores

O dólar reverte queda e tem alta na tarde desta terça-feira (27) com os investidores atentos à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid e a decisão monetária do Banco Central dos Estados Unidos (Federal Reserve, Fed).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Por volta das 15h40, o dólar subia 0,28%, negociado a R$ 5,475. A CPI da Covid foi instalada hoje e foi eleito com 8 votos de 11 representantes como presidente o senador Omar Aziz. Aziz escolheu Renan Calheiros para ser o relator do colegiado.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

A comissão vai investigar as ações do governo federal e o uso de recursos da União por Estados e municípios no enfrentamento da pandemia.

Por sua vez, no exterior os investidores aguardam a decisão de política monetária do Fed que deverá sair na quarta-feira (28).

A expectativa é que não seja anunciado mudanças na política monetária, mas há uma estimativa que o Fed deva elevar suas perspectivas de crescimento econômico, assegurando aos investidores, que não abrirão mão do estímulo monetário até que haja uma melhora maior no mercado, segundo os especialistas consultados pelo site Investing.

Já no cenário macroeconômico, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), ficou em 0,60% em abril, 0,33 ponto percentual (p.p.) abaixo do resultado de março (0,93%), conforme divulgado nesta terça-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No ano, o indicador acumula alta de 2,82% e em 12 meses, de 6,17%, acima do teto da meta do governo, que é de 6% – em março, o indicador acumulado em 12 meses ficou em 5,52%.

“Em véspera de decisão do Fed, os mercados adotam uma postura defensiva, ao mesmo tempo em que os juros das Treasuries começam a manhã com leve alta. Por aqui, o mercado repercute a instalação da CPI da Covid no Senado, assim como o IPCA-15 de abril”, analisou a economista-chefe da Consulenza, Helena Veronese.

Última cotação do dólar

Na última sessão, segunda-feira (26), o dólar encerrou o pregão em queda de 0,88%, negociado a R$ 5,44.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião