Ícone do site Suno Notícias

6 cidades concentram cerca de 25% do PIB brasileiro, segundo IBGE

ambev patrocinar carnaval sao paulo

ambev patrocinar carnaval sao paulo

Aproximadamente 25% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro está concentrado em apenas seis cidades. É o que informa um relatório divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta (14). Os dados são de 2016.

O documento do IBGE também indica que quase 50% do PIB está dentro de 66 cidades. No total, o País possui 5.570 municípios em seu território. Portanto, isso significa 1,2% das cidades.

As 6 cidades que concentram 25% do PIB

Saiba mais: Reformas podem elevar o PIB em até 2,6% em 2019, diz Fazenda

Osasco é a surpresa na lista, pois foi o único dessa lista a alterar sua posição na série histórica do levantamento. Em 2012, o município paulista, localizado na Grande São Paulo, encontrava-se na 16ª posição. A subida de dez colocações se deu, segundo o IBGE, “muito em virtude do ganho de participação das atividades de comércio, serviços de informação e atividades financeiras no período”.

Apesar de apenas seis cidades possuírem 25% do PIB do Brasil, a concentração está diminuindo, pelo menos no topo. Ou seja, a riqueza do País está mais distribuída entre os municípios. Em 2002, São Paulo e Rio de Janeiro eram responsáveis por 19% da soma de todos os bens e serviços produzidos. No entanto, essa participação caiu para 16,2%.

São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba e Osasco, juntas, têm aproximadamente 25 milhões de pessoas. Portanto, representam quase 13% da população brasileira.

O levantamento também identificou a participação das regiões do País na divisão do PIB.

A economia de São Paulo

Segundo o IBGE, a capital paulista está “fortemente interligada” a 139 municípios – a chamada Cidade-Região de São Paulo. É uma região que se estende desde Santos, no litoral, até Piracicaba, e desde Sorocaba até Pindamonhangaba. Essa área concentrava 26% de todo o PIB brasileiro em 2016. Em 2002, no entanto, a Cidade-Região de São Paulo era responsável por  28,2% da economia.

Sair da versão mobile