Veja 12 ações que podem subir caso Lula vença as eleições, segundo a Guide

O candidato e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o favorito, segundo as pesquisas mais recentes, para ser o próximo presidente do Brasil, e os analistas estão avaliando como uma eventual vitória de Lula impactaria as ações.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Segundo o Datafolha e o Ipec, existem chances de que Lula leve ainda no primeiro turno.

A Guide Investimentos não perdeu tempo e logo separou algumas ações que podem se beneficiar com uma eventual vitória de Lula. Veja quais são:

“É importante lembrar que estes setores estiveram entre os que mais se valorizaram entre o segundo governo Lula e o primeiro mandato de Dilma. Ou seja, a experiência passada indica que os investidores deveriam olhar com mais atenção estes setores”, diz a Guide.

Em contrapartida, a expansão das despesas do governo, principalmente entre 2010 e 2014, gerou aumento da inflação, dos juros e depreciação do real, segundo a casa.

Com este cenário em vista, algumas formas de proteção aos “efeitos colaterais” de Lula seriam o investimento em títulos indexados a IPCA e empresas exportadoras na B3, como a Vale (VALE3).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Lula fala em setor de educação e ações disparam

Na segunda-feira (19), uma fala de Lula direcionada ao setor da educação agitou os movimentos do mercado.

Em rede social, Lula afirmou que programas para a educação superior, como Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) e Programa Universidade para Todos (Prouni), “voltarão com força”.

As declarações geraram uma onda compradora de papéis como Cogna e Yduqs, que chegaram a saltar, respectivamente, 9,77% e 14,1%.

Falando sobre educação, Lula defendeu que os recursos destinados à área sejam vistos como forma de alavancar o país. “Esse dinheiro não pode ser considerado gasto, tem que ser considerado investimento”, disse.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Laura Intrieri

Compartilhe sua opinião