Suno Artigos

Ramp-up: entenda essa etapa do processo produtivo de uma empresa

ramp up

ramp-up

O sistema operacional de uma empresa envolve diferentes fases ou processos. Um deles, pertencente à etapa inicial da cadeia de produção, é o chamado “ramp-up”.

O ramp-up interfere diretamente a capacidade produtiva e de vendas de uma empresa — e, consequentemente, na sua margem de lucro. Tal conceito em geral se refere a indústrias de manufaturas, entretanto pode ser empregado em empresas cuja produção não é manufatureira.

O que é ramp-up?

Ramp-up é uma etapa que define a fase de início da produção de uma indústria, com o objetivo de comercializar um produto novo. É também conhecida como “rampa de produção”.

Este estágio ocorre quando a etapa de projeto e testes termina, ou seja, após a fabricação dos protótipos e do lote-piloto.

Por isso, ramp-up é considerado uma etapa da linha de montagem de uma indústria, em geral de manufatura. É caracterizada por um aumento de produção gradual, até a estabilização do produto no mercado.

Sua estratégia deve ser baseada em uma pesquisa de mercado eficiente, que identifique os nichos com maior potencial para consumo do bem produzido.

Qual é a função do ramp-up?

Para a empresa que o implementa, a fase ramp-up:

Para analisar esses e outros aspectos de uma empresa sob a ótica dos investimentos, baixe agora mesmo o nosso minicurso gratuito sobre Valuation e Precificação de Ativos e entenda quais aspectos podem determinar a qualidade de uma empresa.

Como funciona o ramp-up?

Em geral, as indústrias levam entre 1 e 6 meses para atingir capacidade plena de produção. Por sua vez, o tempo ideal para chegar à produtividade e qualidade idealizadas é entre 1 mês e 1 ano.

Para otimizar o ramp-up de produção, aumentando a capacidade produtiva, algumas dicas são:

O ramp-up e velocidade e qualidade da produção

Os produtos têm tido um ciclo de vida progressivamente mais curto. Ao mesmo tempo, o mercado exige novidades constantemente, de forma que produtos se tornam ultrapassados cada vez mais rápido.

Tal contexto mostra que é imprescindível que uma empresa invista na aceleração do ramp-up, otimizando a capacidade produtiva para não ficar atrás da concorrência.

Porém, a velocidade desta etapa de ramp-up da produção não deve interferir na qualidade dos primeiros produtos a serem inseridos no mercado. Caso contrário, haverá perda de valor e credibilidade do produto e da empresa.

 

Sair da versão mobile