acesso rápido

    Melhores ações para 2023: As 2 ações mais promissoras do ano

    headerSP__illustration

    Com a chegada do novo ano, vários investidores ficam a procura das melhores ações para 2023, principalmente por estarmos vivenciando um período com inúmeros desafios políticos e econômicos mundo afora. 

    Em nossa concepção, tal cenário de pessimismo generalizado apenas tende a tornar os ativos mais descontados frente aos seus reais fundamentos de longo prazo. Por isso, saiba aqui quais são as ações para investir 2023.

    EBOOK COMO ANALISAR UMA ACAO

    Por que investir nas melhores ações para 2023?

    Por que investir nas melhores ações para 2023?

    Como já foi adiantado, as quedas nos preços de várias ações da bolsa brasileira e americana abriram diversas oportunidades de comprar ativos de ótima qualidade a preços bastante razoáveis. 

    Essas oportunidades surgiram a partir de uma série de fatores, muitos dos quais consideramos apenas ruídos, que nos distraem quanto a ideia do verdadeiro valor intrínseco de longo prazo desses ativos. São eles:

    • Aumento das taxas de juros no Brasil e em diversos países;

    • Resultado das eleições brasileiras e indefinições quanto às políticas fiscais e econômicas do país;

    • Guerra na Ucrânia;

    • Expectativa de recessão na economia dos EUA.

    Na imagem abaixo podemos verificar o desempenho do índice Bovespa até o final do mês de novembro:

    Apesar das inúmeras notícias negativas, que deixaram boa parte dos investidores bastante apreensivos, a cotação do principal índice da B3 permanece em um patamar levemente positivo no ano. 

    Em outras palavras, para aqueles investidores que pensam no longo prazo, nesse momento há uma ótima oportunidade de investir em bons negócios por preços que oferecem uma margem de segurança considerável. 

    SUNO FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIARIO SNCI11

    Esse pequeno movimento de valorização não nos causa estranheza, uma vez que o índice Bovespa atualmente se encontra em um de seus menores índices de Preço/Lucro dos últimos 20 anos. 

    Segundo dados colhidos no final do mês de novembro, o indicador P/L do índice estaria negociando em torno de 7,5x projetado para 2023, o que é um patamar que embute um pessimismo extremamente elevado, e ao mesmo tempo uma grande margem de segurança para os investidores. 

    Assim, em nossa visão, um cenário de inflação e taxa de juros elevada tem gerado um descolamento claro entre preço e o valor das ações das empresas de capital aberto. 

    Quais as melhores ações para 2023?

    Quais as melhores ações para 2023?

    Como já foi comentado, devido às atuais circunstâncias dos preços dos ativos, existem várias oportunidades de investimento na bolsa de valores. Assim, surgem muitas dúvidas sobre quais as ações mais recomendadas para 2023.

    Vale ressaltar que, em primeiro lugar, não é possível afirmar com exatidão qual será, de fato, o melhor ativo a ser comprado no ano. Isto porque o mercado de renda variável possui inúmeros fatores imponderáveis, que acarretam em acontecimentos futuros que não podemos prever.

    Todavia, existem alguns papéis de empresas com potencial de crescimento que se encontram em preços bastante atrativos, e tendo em vista a qualidade dos seus resultados operacionais e a competência dos seus gestores, enxergamos que estas são boas apostas para os melhores investimentos da bolsa para 2023.

    Na lista abaixo, temos as principais ações recomendadas 2023:

    • Panvel (PNVL3);

    • Micron Technology (MUTC34).

    Panvel (PNVL3)

    A primeira das melhores ações para comprar em 2023 é a Panvel. Essa empresa é uma das maiores redes de farmácias da região Sul do país, possuindo mais de 500 lojas espalhadas pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

    Em nossa visão, a Panvel se configura como uma grande oportunidade de investimento para 2023 porque a companhia possui uma série de iniciativas estratégicas de crescimento e captura de eficiência por meio de ganhos contínuos de margens operacionais. 

    No plano estratégico da companhia, a meta é atingir 800 farmácias abertas até 2025, o que indica um crescimento importante frente ao parque de lojas atual da empresa. 

    PLANILHA CONTROLE GASTOS

    Além disso, existem várias iniciativas em aumento da produtividade, tais como a inauguração do novo centro de distribuição no Paraná, investimentos em energia fotovoltaica, aumento do mix de produtos que apresentem melhores margens, tais como marcas próprias e genéricos.  

    Com isso, a Panvel espera atingir uma margem EBITDA de 6,5% em 2025, lembrando que a margem reportada nos nove primeiros meses de 2022 está em 4,6%.

    Adicionalmente, devemos lembrar que a companhia também deverá experimentar crescimento de vendas nas mesmas lojas acima da inflação por alguns anos, somente pelo processo de amadurecimento do seu parque de lojas que foi aberto nos últimos trimestres.

    Por fim, a Panvel também possui um balanço patrimonial bastante sólido, uma vez que fechou o terceiro trimestre de 2022 com uma relação de dívida líquida/EBITDA de apenas 0,55x.

    Micron Technology (MUTC34)

    A Micron Technology (UM/MUTC34) é uma das ações com potencial em 2023, considerada interessante para investir no ano. Ela é da indústria de semicondutores, produtora de memória DRAM e NAND.

    Memória DRAM é essencial para o mundo digital, sendo utilizada em celulares, computadores, data centers, carros modernos, videogames, IoT (internet das coisas) etc.

    Porém, não é apenas porque DRAM é amplamente utilizada que a Micron configura um bom investimento. Além de ser essencial para o desenvolvimento tecnológico da humanidade, 95% do mercado global de DRAM é dominado por apenas 3 empresas: Samsung, SK Hynix e Micron Technology. As duas primeiras são coreanas e a Micron americana.

    PLATAFORMA DE CONTROLE DE INVESTIMENTOS

    Se estudarmos a indústria de DRAM desde a década de 70, vemos que existiram dezenas de empresas batalhando por uma fatia de mercado. Porém, havia uma constante batalha para estar na liderança tecnológica, além da busca por ganhar efeitos de escala, uma vez que memória é uma commodity sendo que um baixo custo unitário se traduz em diferencial competitivo.

    Isso levava a um ambiente ruim aos investidores, pois as empresas eram obrigadas a reinvestir todo o caixa que geravam para se manter competitivas.

    Porém, desde 2014, o mercado se consolidou em apenas 3 empresas, a rentabilidade sobre o capital investido aumentou substancialmente e, consequentemente, a capacidade de retornar capital aos acionistas.

    A Indústria possui barreiras de entrada gigantescas de necessidade de capital, escala e patentes, tornando praticamente impossível o surgimento de um novo competidor.

    Os ventos favoráveis para a indústria são grandes. Com a digitalização da economia por exemplo e a utilização de computação em nuvem, os bits de memória armazenados em servidores está aumentando a largo passo.

    Para se ter ideia, hoje, em torno no de um quarto dos bits de memória globais estão em data centers e dentro de 5 anos é completamente plausível que esse número dobre.

    Todas as vezes que a AWS da Amazon ou a Azure da Microsoft vão construir um data center para seus serviços de cloud, aproximadamente 30% do capital necessário é gasto com memória. Além disso, carros autônomos, internet das coisas (IoT), dentre outras inovações, aumentaram substancialmente a necessidade por memória DRAM.

    Após dizer tudo isso, a Micron é uma das jóias da coroa dos Estados Unidos, visto que em 2022 foi aprovado o Chips ACTs por Joe Biden – um incentivo à indústria de semicondutores americana, no qual a Micron será amplamente beneficiada.

    Porém, a indústria de DRAM possui resultados cíclicos, algo que o mercado geralmente não gosta. Mas isso não é uma desvantagem, uma vez que a ciclicidade age como uma barreira de entrada para competidores e rentabilidade média por ciclo – fomentada pelas tendências favoráveis – vem aumentando com o passar do tempo, sendo que no último ciclo a Micron entregou médio retorno sobre o capital investido (ROIC) superior a 20%.

    A Micron não possui dívida e é negociada a um preço/lucro atual de aproximadamente 7 vezes, cotada a US$ 54,00 possui valor de mercado próximo a US$ 59 bilhões.

    E então, conseguiu conhecer melhor as candidatas para as melhores ações para 2023? Deixe abaixo suas dúvidas e comentários sobre as companhias citadas.

    EBOOK COMO ANALISAR UMA ACAO

    Rodrigo Wainberg
    Compartilhe sua opinião
    1 comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Osvaldir Silvério 12 de fevereiro de 2023
      A Micron Technology teve uma queda vertiginosa no valor de suas ações que caiu de 440,99 em janeiro para 44,18 em dezembro, isso deixa o investidor inseguro. A tendência seria recuperar essa perda no próximo ano?Responder