Suno Artigos

Lucro por ação: um indicador muito importante na análise de empresas

lucro por ação

Na análise fundamentalista de investimentos, existem uma série de indicadores e informações que podem ser utilizadas para avaliar a possibilidade de investimento. Dentre eles, está o lucro por ação.

No entanto, caso o investidor entenda a importância do lucro por ação das companhias, ele poderá ter resultados muito melhores no mercado de capitais.

O que é o lucro por ação?

O lucro por ação (LPA) é a parcela do lucro da empresa que está alocado para cada ação em circulação dessa companhia em bolsa de valores. Essa é uma métrica muito importante tanto para os gestores da companhia quanto para os investidores.

Para saber como calcular o lucro por ação, basta utilizar a formula simples situada logo abaixo:

Calculado a partir do lucro líquido, o lucro por ação pode ser utilizado como base para uma série de métricas importantes na avaliação de empresas.

Por isso, é fundamental entender o que é lucro por ação e como ele pode ser usado da forma correta em uma análise de investimentos.

Como calcular na prática o lucro por ação

Para calcular o LPA de uma empresa, o Demonstrativo de Resultados e o Balanço Patrimonial de uma companhia devem ser consultados.

As duas fontes servirão para que seja possível encontrar o número total de ações em circulação e o lucro líquido amealhado no período abordado.

Ao calcular é preciso, por vezes, usar a média ponderada de ações em circulação durante o prazo do qual queremos calcular.

Isso acontece porque o número de ações em circulação de uma empresa pode mudar ao longo do tempo.

Ou seja: para fazer a análise de empresas da forma correta, deve-se considerar sempre o valor atual de número de ações, que podem sofrer desmembramentos ou até mesmo agrupamentos.

Como analisar o indicador lucro por ação

Para analisar o lucro por ação, é fundamental que o investidor esteja atento a uma série de fatores que podem passar despercebido, caso ele não preste atenção.

Primeiramente: quando se usa o LPA como indicador, é necessário levar em conta o setor de atuação da empresa. Isso porque cada setor tem uma margem de lucro diferente.

Ou seja: é necessário avaliar considerando o setor e fazendo comparações. Isso evita distorções na análise do potencial de retorno do investimento.

Em segundo lugar, é importante comparar a situação da empresa com base em seus resultados históricos, fazendo comparações trimestrais e anuais. Assim, é possível verificar o potencial da empresa de forma realista.

Além disso, uma empresa pode ter resultados não recorrentes provenientes da venda de um imóvel, da sazonalidade ou de outros fatores. Tudo isso afeta a forma de como calcular lucro por ação e pode causar confusões.

É importante verificar também a existência ou não da oferta de ações através de emissões secundárias. Por exemplo: se uma empresa acabou de emitir ações para captar dinheiro, ela terá mais ações em circulação, mas esse dinheiro captado pode ainda não ter colhido frutos.

Por fim, é fundamental entender que esse indicador deve ser levado em conta pensando em uma análise completa, que considera indicadores diversos para avaliar uma companhia.

Importância indicador de lucro por ação

O LPA é geralmente considerado como a variável mais importante para determinarmos o preço justo de uma ação, pois é através dele que uma série de métricas fundamentalistas são utilizadas para analistas realizarem o valuation de uma empresa.

Por exemplo, o LPA é um dos componentes principais para calcularmos o índice de preço/lucro (P/L). Essa é uma das métricas mais usadas para a definição de quão barata está uma empresa frente aos seus pares de mercado.

Por fim, pode-se concluir que o LPA é um importante ponto de partida utilizado por analistas e investidores para a definição do preço justo de uma empresa.

O fato desse índice “quebrar” o lucro da empresa pelas suas ações em circulação é um fato especialmente importante.

Isso porque o número de ações em circulação de uma empresa pode mudar. Logo, o lucro total de uma empresa pode não ser uma medida real de rentabilidade para os investidores.

Por exemplo, se o lucro líquido de uma empresa aumentasse de R$ 500 milhões para R$ 1 bilhão. Essa poderia ser uma ótima notícia se o número de ações dessa determinada empresa permanecesse o mesmo.

Entretanto, a empresa pode ter efetuado, nesse período, algum movimento de lançamento de novas ações. Isso afeta o lucro básico por ação.

Sendo assim, esse fato faria com que os acionistas obtivessem a sua participação diluída nos lucros dessa empresa, pois o seu lucro por ação seria significativamente menor.

Limitações e observações sobre o indicador LPA

É muito importante que o investidor tenha em mente que a análise feita por indicadores pode ser bem incompleta. Com a análise de lucro, não é diferente.

Ou seja, devido a limitações e distorções que esses indicadores podem carregar, não é aconselhável basear uma análise em cima apenas deles.

Por exemplo, ao usarmos o LPA para sabermos qual o P/L de uma empresa não conseguiremos através dessa conta saber, qual é a rentabilidade do negócio.

Ou seja, apenas esse indicador não deixa claro a quantidade de lucro que esse negócio faz com o capital alocado pelos acionistas.

Além disso, é comum muitas empresas apresentarem lucros não recorrentes em seus negócios. Isso, por si, já “polui” os dados de lucro líquido utilizado na fórmula do lucro por ação.

Desse modo, é preciso que o investidor faça sempre análises acuradas dos cases que pretende investir. Nesses casos, o intuito é sempre tentar diminuir os erros muito comuns no mundo dos investimentos.

Logo, deve-se entender que os indicadores de rentabilidade são fundamentais numa análise — mas que eles não devem ser os únicos dados observados.

Esperamos que você tenha entendido como funciona o cálculo do lucro por ação e quais são as vantagens e limitações desse indicador. Se ficou alguma dúvida, deixe um comentário abaixo e compartilhe conosco a sua opinião.

Perguntas frequentes sobre lucro por ação
O que é o lucro por ação?

Lucro por ação é a parte do lucro da empresa  proporcional a cada ação em circulação de uma companhia com capital aberto na bolsa de valores.

Como calcular na prática o lucro por ação?

Basta dividir o lucro líquido da empresa pelo seu número de ações. Para ter acesso a esses dados, basta conferir a demonstração do resultado de exercício e o balanço patrimonial da companhia.

Sair da versão mobile