Suno Artigos

Saiba o que são insurtechs e como movimentam o setor de seguros

insurtechs

Insurtechs são empresas que vêm ganhando destaque em meio às revoluções no mercado financeiro trazidas pela tecnologia. No caso dessas companhias, elas buscam otimizar várias operações burocráticas e pouco eficientes no setor de seguros.

Assim como as famosas fintechs, as insurtechs vieram para, através dos serviços tecnológicos, facilitar o relacionamento das pessoas com as finanças.

O que são insurtechs?

As insurtechs são startups de seguros que se baseiam na tecnologia para estreitar o relacionamento entre cliente e seguradora. A palavra insurtech vem da junção de dois termos de origem inglesa: “insur” provém de insurance, (seguro); “tech”, de technology (tecnologia).

Assim sendo, uma insurtech é uma empresa com um novo modelo de negócio a oferecer para o mercado de segurados. O aparecimento dessas organizações revolucionou o mercado ao trazer também um novo ciclo nas comercializações entre seguradoras e clientes.

O processo de negociação nesse mercado é tradicionalmente muito apegado aos procedimentos do mundo físico e manual. Dessa forma, a adoção de tecnologia digital permite tornar procedimentos burocráticos, como a elaboração de apólices, mais simples e eficientes.

Vantagens das insurtechs

A chamada insurance technology surgiu para transformar o antigo modelo de negócio das seguradoras e bancos. As novas bases para remodelar o negócio não visam somente facilitar o relacionamento junto aos clientes. Mas também, adaptar os processos como na forma de app de seguros e inovações dos contratos.

A redução de custos talvez seja o maior benefício para as seguradoras. Para o cliente, processos menos burocráticos representam ganho de esforço e de tempo. Os investimentos em seguros digitais seguem em tendência de alta, no mesmo ritmo das fintechs.

Além desses pontos, as insurtechs também apresentam outros benefícios, como:

Quer começar a investir na Bolsa de Valores? Baixe o e-book que orienta sobre o início nesse mercado.

Impacto das insurtechs no mercado de seguros

Com o surgimento das insurtechs, pela primeira vez, a indústria de seguros vem sendo exposta a inovações e disrupções que podem remodelar totalmente o segmento.

Vista como uma atividade engessada e burocrática, estas mudanças propostas pelo surgimento das insurtech estão muito além de promover apenas a otimização dos processos e um melhor relacionamento com os clientes das seguradoras. O conceito de insurtech propõe uma grande ruptura no modelo de negócios dos seguros.

Por fim é preciso reforçar que, mesmo novidades como os aplicativos de seguros tenham maturidade suficiente para serem consideradas confiáveis, os novos produtos e serviços precisam estar de acordo com as normas usadas no modelo tradicional.

No caso do mercado de seguros brasileiro, a fiscalização é feita pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Foi possível conhecer melhor o que são insurtechs por meio deste artigo? Deixe suas dúvidas nos comentários a seguir.

Sair da versão mobile