Suno Artigos

Conheça o INPC e saiba qual a sua importância

inpc

Os indicadores brasileiros para a inflação são uma sopa de letrinhas: INPC, IPCA, IGPM, INCC… O fato é que nem sempre é fácil saber efetivamente sobre o que está sendo falado.

O INPC, assim como os demais, apresenta informações próprias ao seu formato e objetivo. Porém, ele pode afetar seus investimentos, seja você um iniciante ou não.

INPC significa Índice Nacional de Preços ao Consumidor. Ele é um tipo de índice de inflação. Seu trabalho é apresentar as variações de preços mensais sofridas pelos consumidores. No entanto, ele não abrange todas as pessoas. Isso porque seu cálculo é restrito àquelas famílias cuja renda é de até cinco salários mínimos.

No entanto, isto representa quase metade da população brasileira.

Já o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) é tem uma abrangência maior. Ele mede as variações de preço para famílias com até 40 salários mínimos.

Assim como o censo, o INPC é produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Como o INPC é calculado

A coleta das informações para o cálculo do INPC costumam ser feitas primeiro ao último dia de cada mês.

Mas nem sempre é assim.

Em 2018, por exemplo, a pesquisa correspondente ao mês de janeiro foi feira de 29/12 a 29/01. Para fevereiro, a coleta foi realizada de 30/01 a 01/03.

As datas de início e término variam de acordo com a quantidade de dias que cada mês tem.

Ao todo, a pesquisa do INPC considera as variações de preços de 465 subitens.

Estes se dividem entre os nove grupos de produtos e serviços considerados:

Para saber como estão ocorrendo estas movimentações, os pesquisadores vão a diferentes estabelecimentos comerciais.

As visitam também ocorrem em prestadores de serviços, concessionárias de serviços públicos e residências, no intuito de saber sobre mudanças nos valores de alugueis.

São considerados os preços cobrados para pagamento à vista.

No tocante à pesquisa, a pessoa de referência precisa ser assalariada e morar nas áreas urbanas das seguintes regiões:

INPC acumulado

Como o INPC é mensal, o chamado INPC acumulado, comumente visto nos jornais, é a soma dos valores mensais ao longo dos últimos meses. Este dado pode ser referente a um ano inteiro ou só ao período em vigência.

INPC e os investimentos

Quando se fala em investimentos, o INPC é utilizado como referência para algumas metas atuariais de fundos de previdência complementar.

Ele é, inclusive, o indexador mais comum para tais fundos.

No entanto, o INPC já deixou de ser utilizado como indexador de títulos do governo.

É possível encontrar no mercado de títulos privados alguns títulos que ainda são indexados ao INPC. Porém, o mais comum é que estes usem o IPCA para este fim.

Ainda assim, o índice é relevante para quem deseja investir, porque ele demonstra como está o poder de compra do brasileiro.

Isso porque, quanto menor for o poder de compra, mais dinheiro será necessário para manter determinado padrão de vida. Portanto, é importante que todos estejam atentos ao INPC e a como ele pode afetar seu dia a dia.

Sair da versão mobile