Suno Artigos

Core Business: como identificar e analisar a atividade principal de um negócio?

Core Business

core-business

A gestão eficiente de uma empresa necessita de estratégias que orientem suas atividades no mercado, aumentando os seus recursos e a lucratividade. Um dos fatores que embasam essa orientação é o Core Business da empresa.

Core Business em português significa algo como “Negócio Central”. Seria a atividade principal de um negócio, sob a qual toda a empresa se sustenta.

O que é Core Business?

Core Business é o negócio central de uma empresa. Mais especificamente, a atividade principal dela, seu ponto-chave, ou seja, núcleo que serve de base para toda a instituição.

Assim, o Core Business de uma empresa de tecnologia pode ser, por exemplo, produzir aplicativos para smartphones. O core business de um banco é emprestar dinheiro, enquanto construtoras constroem edificações.

Entretanto, uma vez tendo o negócio principal da empresa, é necessário planejamento estratégico baseado nele. Isso vai permitir que a organização cresça, sem que deixe de lado suas “raízes”, ou seja, a atividade primária que a fez surgir.

A importância do Core Business é que dele dependem as competências-chave e todas as estratégias de gestão e expansão organizacional.

Como identificar o Core Business de uma empresa?

A importância do Core Business é que ele representa, simplificadamente, o que uma empresa é.

Logo, para um investidor encontrar a atividade principal de sua empresa, o segredo é procurar informações e organizá-las. O ponto-chave é o que originou o negócio, ou seja, sua razão de ser.

Definir a atividade primária é o primeiro passo para entender o planejamento estratégico do seu Core Business. Tal estratégia envolve algumas questões:

  1. Quais são os clientes com maior potencial de lucro?
  2. Que habilidades estratégicas a empresa?
  3. Que inovações a empresa apresenta?
  4. Quais canais de venda são utilizados?
  5. Há ativos que possam ser aproveitados de forma estratégica?

A empresa deve se desenvolver alinhada com o negócio principal. Para isso, deve-se centralizar a diversificação ao redor do Core Business, adicionando valor à organização.

Por exemplo, o Google tem vários negócios, mas todos estão integrados de forma eficiente, atraindo usuários para o Business Core. O foco é nas estratégias que vêm da atividade básica.

Algumas dicas para uma empresa crescer sem deixar de lado sua essência estratégica:

A relação entre Core Competence e Core Business?

Core Competence é um conceito atrelado a Core Business, e, em português, significa algo como “Competência Central”. Portanto, significa as principais competências de uma organização.

Resumidamente, o Core Competence responde à pergunta: “o que nossa empresa faz de melhor?”

Portanto, os conceitos de Core Business e Core Competence são diferentes: o primeiro define a atividade primária da empresa; o segundo, por outro lado, mostra a eficiência da empresa diante da concorrência.

Entretanto, Core Business e Core Competence estão relacionados profundamente um com o outro.

As competências devem proporcionar acesso a mercados variados, contribuição para produtos finais e diferenciação diante dos concorrentes.

Desta forma, uma Core Competence pode ser uma inovação tecnológica que adicione valor para os clientes e diferencie o negócio frente à concorrência.

Identificar o valor do Core Business de uma empresa é essencial para quem quer investir. Nesse sentido, conte com a ajuda da Suno: confira o nosso minicurso gratuito sobre Valuation e Precificação de Ativos e entenda como avaliar melhor a qualidade de um negócio.

Sair da versão mobile