Suno Artigos

COO: conheça as atribuições do diretor de operações de uma empresa

COO é um termo muito comum dentro do universo corporativo para para denominar um profissional integrante da alta cúpula da gestão de uma companhia.

Na grande maioria dos casos, o cargo conferido a esse profissional costuma ter bastante destaque dentro de uma empresa, sendo alguém em que o CEO (diretor presidente) possuí extrema confiança.

O que é COO?

COO é a sigla correspondente a Chief Operating Officer, que significa, em português, Diretor de Operações, um cargo de bastante destaque dentro de uma empresa e que, em geral, é ocupado pelo braço direito do CEO. Assim, costuma ser o diretor de operações aquele que se torna o sucessor natural de um presidente executivo.

Isso acontece porque é papel desse profissional altamente capacitado ficar responsável pela gestão das operações e o dia a dia de um negócio.

Além disso, em muitos casos, o próprio diretor de operações pode ter mais experiência que o CEO de uma companhia, em especial naqueles casos em que a gestão da empresa ainda é familiar.

Portanto, nessas ocasiões, espera-se que o diretor responsável pelas operações seja uma espécie de mentor para o diretor presidente de uma companhia.

Qual o papel do COO dentro de uma empresa?

Primeiramente, a função do COO é executar os planos de negócios da companhia segundo o modelo de negócios traçado antecipadamente.

A grande diferença desse profissional para o CEO, é que esse último está mais preocupado com a criação de metas, enquanto o primeiro trabalha para atingi-las.

Desse modo, o papel do diretor de operações é altamente importante na implementação de estratégias eficazes para o atingimento de objetivos.

É o diretor de operações que, por exemplo, cuida do controle de qualidade dos produtos de uma companhia, além de ser responsável por instruir o departamento de recursos humanos, no seu papel de contratar ou descontratar profissionais.

Além disso, é função desse diretor a execução do planejamento estratégico para o futuro em conjunto com o CEO, de modo a estabelecer iniciativas críveis em prol do desenvolvimento da companhia.

A seguir, listamos um resumo com as principais tarefas do diretor de operações:

Quais os principais atributos necessários para ser um COO?

Um profissional da magnitude de um diretor de operações sem dúvida precisa ter adjetivos que inspirem e motivem a equipe para o atingimento dos objetivos da empresa.

Outra característica necessária é o dinamismo e a capacidade de liderança para criar um grupo coeso que trabalhe sempre em prol da boa performance da empresa.

Além disso, é interessante que ele tenha habilidades complementares à do CEO, de forma que cada um atue de forma positiva em suas atividades.

Por fim, o conhecimento aprofundado de negócios, gestão corporativa e muita criatividade na busca por soluções práticas também são exigências básicas para se tornar um COO de qualidade.

Qual é a diferença entre CEO e COO?

De fato: como os termos CEO e COO são muito parecidos, é comum que as pessoas não saibam a sua diferença. Por isso, é necessário explicar o significado de cada um.

Primeiramente, CEO é o principal cargo de uma empresa e, entre suas funções, estão a de tomar gerenciar e organizar a empresa, bem como tomar decisões importantes para o seu futuro.

Por outro lado, o COO é aquele profissional mais voltado para o operacional. Ou seja, ele é quem trabalha para a execução das metas estabelecidas pelo CEO.

Dessa forma, muitas organizações contratam um diretor de operações com habilidades e talentos que complementam às de um CEO, de forma que os dois exerçam sua liderança o melhor possível.

Assim, quando estes trabalham juntos, o alcance das metas ocorra de forma bem menos trabalhosa.

No entanto, é preciso ter em mente que o diretor de operações e um diretor presidente precisam, necessariamente, se entenderem bem, pois são esses os dois propulsores para o desenvolvimento de uma companhia.

Qual a importância do COO em uma empresa?

De fato: o cargo de COO é um daqueles com maior destaque em uma empresa, como o do CEO e também o cargo de CFO, o diretor financeiro. Portanto, é preciso saber a função do COO e como ele se encaixa na estrutura empresarial.

Em primeiro lugar, é ele quem implementa o plano estratégico da empresa e lidera equipes de diversas áreas dentro da companhia.

Além disso, é esse profissional que ajuda e aconselha o CEO em suas atividades e obrigações. Um bom COO tem insights fundamentais para o futuro da empresa em que trabalha.

Ainda, ele é quem cuida do controle de qualidade dos produtos e serviços, garantindo que os clientes terão uma boa experiência de consumo.

Por fim, ele é quem trabalha para o atingimento de metas e de resultados operacionais da empresa.

Você ainda tem alguma dúvida sobre o COO e as suas funções? Comente abaixo para que possamos te ajudar.

Sair da versão mobile