Suno Artigos

Bancos Comerciais: entenda a função desse tipo de instituição financeira

bancos comerciais

O sistema financeiro é formado por uma série de instituições que fazem operações de venda e compra de ativos. Além das corretoras, instituições financeiras como bancos comerciais também cumprem um papel importantíssimo não só no mercado de investimentos, mas em toda a economia.

Os bancos comerciais no Brasil são regulados e fiscalizados pelo Banco Central do Brasil, o Bacen.

O que são os bancos comerciais?

Bancos comerciais são descritos como instituições financeiras que prestam serviços de suprimento de recursos, atendendo à demanda por crédito de tomadores de recursos e às perspectivas de aplicações de agentes poupadores. Na maioria dos casos, realizam operações de curto prazo.

Os bancos comerciais também podem oferecer fundos de investimento e títulos de capitalização, podendo ser privados ou públicos.

Além dessas atividades, essas instituições também podem oferecer os seguintes serviços:

  1. Empréstimos e operações de crédito;
  2. Emissão de meios de pagamento, como cheque e cartões de crédito;
  3. Cobranças, mediante comissão;
  4. Transferências de fundos;
  5. Recebimentos de impostos e tarifas públicas;
  6. Aluguel de cofres;
  7. Custódia de valores;
  8. Serviços de câmbio;

Principais Bancos Comerciais no Brasil

No país, muitos bancos comerciais estão categorizados como bancos múltiplos. Isto é, prestam atividades financeiras diversas.

Também conhecidos como Bancos de Varejo, os bancos múltiplos prestam uma série de serviços para mercados ativos e passivos.

No Brasil, o principal banco comercial é o Banco Itaú Unibanco. O banco possui um patrimônio de 1, 55 trilhão de reais. O banco possui pouco mais de 10 anos. Isso porque é a fusão das duas maiores instituições brasileiras.

O resultado da fusão é o maior grupo financeiro do hemisfério sul. Além disso, o Itaú Unibanco aparece na lista das 20 maiores instituições financeiras mundiais.

O Banco do Brasil aparece como o segundo maior banco comercial do Brasil. A lista das cinco principais instituições segue com:

Bancos Comerciais e o sistema financeiro brasileiro

O Banco Central é responsável por regular as atividades das instituições financeiras no Brasil. Entretanto, outros órgãos podem fiscalizar os bancos no Brasil.

Por exemplo, as instituições que regulam o Código de Defesa do Consumidor. Por isso, todas as instituições financeiras podem ser punidas e penalizadas por estes órgãos.

Durante a crise financeira de 2008, diversos bancos brasileiros cresceram através de aquisições e fusões. Houve uma redução na concorrência no setor financeiro.

Uma prova disso é que os cinco maiores bancos comerciais detém uma grande parte do mercado. Juntos, eles somam 64% de todos os ativos. Além disso, os cinco concentram outros 65,9% do lucro líquido e são donos de 86,3% das agências bancárias espalhadas no Brasil.

Diferenças entre banco comercial, de investimento e bancos digitais

Um banco digital oferece praticamente os mesmos serviços que um banco comercial. A maior diferença é que o banco online permite atividades fora do horário de funcionamento da instituição.

Entretanto, tem aumentado o número de bancos que funcionam só online. Conhecidos como bancos digitais, essas instituições focam em serviços somente online, através de plataformas na internet ou por meio de aplicativos de celular;

Além disso, há também os bancos de investimentos. Essas instituições são voltadas para pessoas jurídicas. Os bancos de investimento também podem servir, para uma empresa abrir capital na Bolsa de Valores.

A principal diferença entre um banco comercial e outros é capacidade de “criar” moeda corrente e colocá-las em circulação na economia. Isto é, a instituição pode oferecer empréstimos e aumentar, de certa forma, a base monetária circulante na economia.

Entretanto, dependendo da legislação do país as regras das atividades entre bancos comerciais e de investimentos são diferentes. Nos Estados Unidos, desde de 1999 bancos comerciais podem executar atividades do mercado de capitais.

Sair da versão mobile