Suno Artigos

Análise horizontal: entenda o que é e como utilizá-la

analise horizontal

No momento de investir em uma empresa é necessário realizar algumas análises para saber se realmente é um bom momento para o investimento. Dentre elas está a análise horizontal.

A análise horizontal compara o mesmo item do Balanço Patrimonial em períodos distintos, diferente da análise vertical que faz a comparação de diversos itens no mesmo período.

O que é a análise horizontal?

A análise horizontal é um método de contabilidade utilizado para avaliar a evolução de alguns indicadores de uma empresa ao longo do tempo. Ou seja, visa analisar, por um determinado período, o resultado da empresa incluindo as demonstrações financeiras, Balanço Patrimonial e Fluxo de Caixa.

Dessa forma, é possível ver se a empresa está crescendo ou decrescendo em um intervalo de tempo, e se esse crescimento está sendo condizente com o mercado.

Qual a diferença entre análise vertical e horizontal?

O principal objetivo de uma análise horizontal é acompanhar a evolução da empresa no decorrer do tempo. Por meio dela é possível saber se os ativos estão aumentando, por exemplo.

Além disso, é possível avaliar a evolução dos indicadores no decorrer do tempo como o grau de alavancagem financeira, o aumento dos estoques, do lucro e etc.

A diferença entre a análise vertical e horizontal está no período analisado. Pois, enquanto a análise horizontal avalia um mesmo relatório em períodos diferentes, a análise vertical analisa vários relatórios em um mesmo período.

Sendo assim, a análise vertical tem por objetivo analisar cada item dentro de um balanço patrimonial fazendo um comparativo com o ativo ou passivo total.

Por exemplo, na análise vertical é avaliado qual é o percentual do estoque em relação aos ativos, o percentual da dívida de longo prazo em relação aos passivos, o lucro em relação aos ativos e por aí vai.

Já a análise horizontal vai avaliar o mesmo item como, por exemplo, o estoque e ver qual foi a evolução no tempo. O mesmo pode ser feito em relação a todos os itens do Balanço Patrimonial, DRE ou Fluxo de Caixa.

Como calcular a análise horizontal?

A análise horizontal é dada em percentual, e ela pode ser feita item por item do Balanço Patrimonial, DRE ou Fluxo de Caixa através da seguinte fórmula:

Para entender a aplicação prática dessa fórmula, imagine uma empresa que tenha um estoque no ano de 2019 no valor de R$ 320 mil e no ano de 2018 no valor de R$ 290 mil. A análise horizontal será a seguinte:

Neste exemplo, a análise do item estoque do Balanço Patrimonial mostrou um crescimento de 10,3% entre 2018 e 2019.

Como fazer uma análise horizontal?

Essa análise é feita comparando itens do Balanço Patrimonial, Fluxo de Caixa e DRE de diferentes períodos.

Para fazê-la é preciso aplicar a fórmula item por item, o que é mais fácil com a ajuda de um software ou então de planilhas de Excel.

Após encontrar todos os percentuais são preciso fazer comparativos com empresas do mesmo segmento. Por exemplo, imagine que os ativos de uma empresa X cresceram 15% entre um ano e outro. Isso é bom ou não?

Para encontrar essa resposta é necessário ver quantos % empresas do mesmo setor cresceram no mesmo período.

Foi possível entender como fazer uma análise horizontal? Então deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Sair da versão mobile