Virginia Rometty Virginia Rometty

Virginia Rometty

Perfil de Virginia Rometty
Nome Completo Virginia Marie "Ginni" Rometty
Nascimento 29/07/1957
Local de Nascimento Chicago, Estados Unidos
Nacionalidade Norte-americana
Formação Engenharia elétrica
Ocupação Co-presidente da OneTen
Conhecido Como Ginni Rometty
Estado Civil Casada
Redes Sociais Twitter Linkedin

Biografia de Virginia Rometty

Virginia Rometty é co-presidente da OneTen, uma organização social que tem como objetivo promover a igualdade social através da geração de empregos para comunidade negra norte-americana.

Além disso, Virginia Rometty também é conhecida por sua trajetória na posição de CEO da IBM, função que ocupou por quase uma década, deixando o cargo para se aposentar.

Dessa forma, Ginni Rometty, como também é conhecida como uma das empresárias de maior destaque global nos últimos anos.

Biografia de Virginia Rometty

Virginia Rometty
Foto: Divulgação/IBM

Virginia Marie “Ginni” Rometty nasceu em julho de 1957, na cidade de Chicago, Estados Unidos.

Depois que terminou o colegial, Rometty ingressou na Northwestern University, onde se formou, em 1979, com honras em engenharia elétrica e ciências da computação.

Simultaneamente com sua graduação, Ginni iniciou sua trajetória profissional como engenheira na General Motors, posição em que permaneceu entre 1978 e 1981.

Logo depois que deixou a GM, Virginia foi contratada pela IBM. Inicialmente, ela trabalhava como engenheira de sistemas na multinacional, sendo que permaneceu na área por quase uma dez anos.

Em 1991, a executiva passou a fazer parte do Consulting Group da IBM. Posteriormente, ela se tornou gerente de projetos no grupo.

Contudo, foi em 2002, que Ginni ganhou destaque na empresa multinacional.

Época em que Virginia capitaneou a compra e absorção da PricewaterhouseCoopers Consulting pelo valor de US$3.5 bilhões.

Dessa forma, Rometty conseguiu alcançar a posição de vice-presidente sênior e head de negócios globais da empresa multinacional em 2005.

Ao longo de seu período na posição, ela foi uma das principais responsáveis pelos investimentos da IBM em pesquisas ligadas as áreas de nuvens de computação e business analytics.

Em 2012, Rometty se tornou a primeira mulher a ocupar a posição de CEO do grupo.

Durante o tempo que ficou na presidência executiva da IBM, Ginni foi responsável por diversas mudanças, além de realizar investimentos em inovação.

Bem como ela já defendia no período que foi vice-presidente, Virginia seguiu focando na pesquisa de nuvens de computação.

Além disso, ela foi responsável pela aquisição de mais de 65 empresas por parte da IBM, sendo que a Red Hat, maior aquisição da história do grupo, foi uma dessas.

Rometty ainda trabalhou para aumentar a diversidade entre o grupo de funcionários da empresa durante o período em que esteve no negócio.

Virginia Rometty além da IBM

Virginia Rometty
Foto: Divulgação/IBM

Em 2020, Ginni se aposentou da IBM, no processo, Arvind Krishna assumiu a posição de CEO da multinacional.

Durante seu período à frente do grupo, Virgínia por vezes figurou em listas e recebeu diversas honrarias.

Ginni esteve por oito anos seguidos na lista das 50 Mulheres Mais Poderosas do Mundo realizada pela Fortune, sendo que ocupou a primeira posição todas as vezes.

A executiva ainda esteve na Time 100 e figurou entre as 50 Mais Influentes da revista Bloomberg ao longo de sua trajetória.

Além disso, Ginni se destacou por seu posicionamento em relação a causas sociais e por fazer parte, como co-presidente, da OneTen.

Dessa forma, Rometty se posicionou entre as principais empresárias de sua geração, e como um dos nomes históricos da IBM.

Não à toa, Virginia Rometty teve papel fundamental na modernização da gestão do grupo, adicionando até novos valores.

Ler mais

Compartilhe sua opinião