Thiago Maffra Thiago Maffra

Thiago Maffra

Perfil de Thiago Maffra
Nome Completo Thiago Maffra
Nascimento 1985
Local de Nascimento Araxá, Brasil
Nacionalidade Brasileiro
Formação Administração de emrpesas
Conhecido Como Thiago Maffra
Redes Sociais Linkedin

Biografia de Thiago Maffra

Quem é Thiago Maffra?

Thiago Maffra é CEO da XP, posição que ocupa desde maio de 2021. Até então, a empresa de capital aberto era comandada por Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos.

Além disso, Thiago Maffra tem parte de sua trajetória profissional ligada à área de trading, posição em que atuou por quase uma década.

Trajetória de Thiago Maffra

Thiago Maffra
Foto: Reprodução/Linkedin

Thiago Maffra nasceu na década de 80, na cidade de Araxá, interior do estado de Minas Gerais.

Ainda muito jovem, ele e sua família, saíram de sua cidade natal e foram morar em Itapevi, na Grande São Paulo.

Durante a juventude, ele estudou em escolas localizadas em São Roque.

Logo depois que terminou o colegial, Thiago iniciou sua graduação em administração de empresas pelo Insper, onde concluiu se formou em 2006.

Nesse meio tempo, o interesse de Maffra pelo mercado financeiro cresceu. Por conta disso, ele iniciou sua trajetória profissional como trader na Bulltick Capital Markets em 2006.

Thiago permaneceu na empresa por quase cinco anos, quando, no final de 2010, deixou o negócio e se tornou trader na Souza Barros Câmbio e Títulos.

Durante quatro anos, ele sua atuação foi voltada especialmente para o mercado internacional, operando em bolsas de valores dos EUA e da Europa.

Todavia, Maffra decidiu buscar novos desafios em sua trajetória profissional após atuar por quase uma década como trader. Dessa forma, em 2015, ele iniciou sua trajetória na XP Inc.

Thiago Maffra e a XP Inc.

Foto: Reprodução/Linkedin

Inicialmente, Thiago trabalhou como gestor de renda variável do negócio da XP Inc., sendo que na área, atuou com ações, câmbio, ETFs, entre outros tipos de investimentos.

Contudo, seu papel principal na época foi relacionado à montagem da mesa de algotrading, papel que conseguiu executar com sucesso.

Simultaneamente ao seu crescimento na XP, Thiago começou a investir em sua formação. Dessa forma, ele conquistou o certificado CFA, em 2015, e realizou um MBA em finanças Columbia Business School entre os anos de 2016 e 2018.

Enquanto cursava seu MBA nos Estados Unidos, Maffra seguiu trabalhando na XP, como gerente de equity para clientes de varejo.

Em 2018, quando retornou ao Brasil, Thiago foi responsável pela criação da XDEX, exchange de criptomoedas.

Ao longo de quase quatro anos, Maffra foi responsável pelo crescimento da área de tecnologia da empresa, estando na posição de diretor-executivo de tecnologia.

Nesse sentido, Thiago se tornou um dos nomes de maior destaque dentro da companhia.

Por conta disso, ele se tornou a pessoa de confiança de Guilherme Benchimol, especialmente por compartilharem filosofias semelhantes.

Não à toa, Thiago Maffra foi selecionado por Benchimol como o próximo Chief Executive Officer do grupo.

Ler mais

Compartilhe sua opinião