Roberto Fulcherberguer Roberto Fulcherberguer

Roberto Fulcherberguer

Perfil de Roberto Fulcherberguer
Nome Completo Roberto Fulcherberguer
Local de Nascimento Santana de Parnaíba, Brasil
Nacionalidade Brasileira
Ocupação CEO da Via Varejo
Conhecido Como Roberto Fulcherberguer
Redes Sociais Linkedin

Biografia de Roberto Fulcherberguer

Quem é Roberto Fulcherberguer

Roberto Fulcherberguer é CEO da Via Varejo S.A., grupo varejista responsável por marcas de grande porte como Ponto Frio e Casas Bahia. O faturamento da Via Varejo ao ano é de quase R$ 30 bilhões.

Além disto, Roberto Fulcherberguer é conhecido por sua trajetória no ramo do varejo. Estando há três décadas no campo, ele se tornou um dos nomes mais respeitados no meio.

WEBINARIO SUNO BLACK 2024

Especializado em marketing e varejo, Roberto Fulcherberguer dedicou sua carreira ao setor. Desde o final da década de 80, Fulcherberguer é uma figura que atua no ramo varejista, iniciando sua carreira na Loja Arapuã.

Posteriormente, ingressaria no Grupo Pão de Açúcar. A empresa viria a ser tornar parte do Via Varejo no início dos anos 2000.

Foi nessa época em que ele se aproximou de Michael Klein e, após anos de trabalho conjunto, ele se tornou o homem de confiança da família.

Em junho de 2019, Fulcherberguer foi nomeado como CEO da Via Varejo.

Trajetória de Roberto Fulcherberguer

Roberto Fulcherberguer
Foto: Reprodução/ YouTube

Roberto Fulcherberguer nasceu na cidade de Santana de Parnaíba, estado de São Paulo, Brasil. graduou-se em Administração pela Universidade Paulista (Unip). Ainda no campo acadêmico, ele possui um MBA em marketing pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), curso que realizou no final da década de 90.

Fulcherberguer tem ainda tem um MBA em varejo pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

Desde o início de sua carreira, o executivo tem foco no setor de varejo. Tanto que sua primeira experiência profissional de destaque foi nas Lojas Arapuã. Ele trabalhou como diretor de vendas na empresa de 1987 até 1997.

Após uma década na Arapuã, Fulcherberguer deixou a empresa para assumir posto de gestor no Grupo Pão de Açúcar.

Em 2009, as Casas Bahia se uniram ao Grupo Pão de Açúcar, processo que deu origem à Via Varejo. Na ocasião, Roberto se tornou vice-presidente comercial da Via Varejo. Foi nesse período que ele começou a ter contato com Michael Klein, homem forte do varejo nacional.

Nesse período, Fulcherberguer trabalhou diretamente com Raphael Klein, filho de Michael. Raphael foi o primeiro presidente da Via Varejo e isto fez com que a relação entre ele e a família Klein se tornasse mais próxima.

Roberto ficou por dez anos na posição de VP. Em 2013, quando deixou o cargo, ele era um dos favoritos a assumir o posto de Raphael. Entretanto, Abílio Diniz, acionista do grupo, preferiu que Antonio Ramatis Fernandes Rodrigues tomasse a posição.

Na ocasião, Fulcherberguer passou para o posto de conselheiro do grupo, função no qual permaneceu por seis anos.

Com a restruturação dentro do grupo, no qual a Via Varejo deixou de ser a acionista controladora do Pão de Açúcar, Roberto foi nomeado, em 2019, como CEO da Via Varejo.

Roberto Fulcherberguer e a Via Varejo

Em junho de 2019, Fulcherberguer assumiu o posto de CEO da Via Varejo. Como nome de confiança da família Klein e estando no ramo há mais de três décadas, o executivo tem como um dos principais focos retomar o espaço que a empresa perdeu nos últimos anos no mercado. Muito disso pelo crescimento da Magazine Luiza e da ascensão do e-commerce.

WEBINARIO SUNO BLACK 2024

Para isto, um dos principais desafios de Fulcherberguer é melhorar o setor digital da empresa, além de implementar uma cultura mais simples de gestão.

Segundo o próprio, um dos principais motivos para se ter sucesso no ramo varejista é optar por trabalhar de forma simples e competente. É necessário passar esta ideia para o setor digital, fator fundamental nos próximos passos do grupo.

Não à toa, Roberto Fulcherberguer baseia boa parte de sua estratégia neste campo. Para entender sobre estratégia de crescimento, leia o artigo da Suno sobre o tema. 

Ler mais

Compartilhe sua opinião