Paulo Bilyk Paulo Bilyk

Paulo Bilyk

Perfil de Paulo Bilyk
Nome Completo Paulo Bilyk
Local de Nascimento Brasil
Nacionalidade Brasileira
Formação Administração pública
Ocupação CEO da Rio Bravo Investimentos
Conhecido Como Paulo Bilyk
Site Oficial https://riobravo.com.br/
Redes Sociais Linkedin

Biografia de Paulo Bilyk

Quem é Paulo Bilyk

Paulo Bilyk é sócio fundador, CEO e CIO da Rio Bravo Investimentos, sendo que Paulo ocupa a posição de principal coordenador de investimentos da gestora, atuando em áreas, como, por exemplo, de renda variável do negócio.

Além da criação da Rio Bravo Investimentos, Paulo Bilyk tem destaque por seu currículo. O executivo possui mais de 30 anos de carreira atuando no setor privado, ele ainda tem participação em organizações não governamentais.

Com formação em administração pública e com um mestrado realizado fora do país, Bilyk ganhou destaque no mercado por seu período no, então, Banco Pactual, nos anos 90.

Após deixar o Pactual, no início do milênio, Paulo fez parte da criação da Rio Bravo Investimentos, sendo um dos principais nomes da gestora que possui cerca de R$13 bilhões sob administração.

Trajetória de Paulo Bilyk

Paulo Bilyk

Paulo Bilyk estudou no Colégio Palmares em São Paulo. Após terminar o segundo grau, ele ingressou no curso de administração pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV), onde estudou entre os anos de 1983 e 1987.

Após se graduar, Paulo iniciou sua trajetória profissional, na época atuando na área de operações internacionais da Itautec Informática.

Bilyk ficou no negócio até 1990, quando deixou o Brasil para realizar seu mestrado na Fletcher School of Law and Diplomacy, nos Estados Unidos, onde estudou de 1990 até 1992. Posteriormente, ele se tornou membro do Conselho Consultivo da universidade.

Retornou ao Brasil, em 1992, para iniciar sua trajetória no, então, Banco Pactual, iniciando como analista financeiro.

Em 1994, Bilyk se tornou sócio do banco, também foi no período que ele assumiu a posição de head de M&A da instituição financeira. Cargo que ocupou pelos três anos seguintes. Em 1997, o executivo se tornou head de finanças corporativas do banco.

Na posição Paulo se destacou especialmente por sua atuação assessorando empresas, realizando aquisição e venda de ativos. Ele ainda atuou com mercado de capitais e reestruturação de dívida.

Ao longo de sua trajetória no Pactual, Bilyk também foi membro do Conselho Administrativo do grupo. Em 1999, Paulo deixou o Pactual após mais de sete anos na empresa.

Ainda em sua trajetória profissional, Bilyk é conhecido por sua atuação como membro do Conselho do Instituto de Relações Internacionais, Comércio Exterior (IRICE) e do Centro de Liderança Pública (CLP).

Paulo Bilyk e a Rio Bravo Investimentos

Paulo Bilyk

Em janeiro de 2000, Paulo, junto de Gustavo Franco e Luis Claudio Garcia de Souza, criou a Rio Bravo Investimentos. Sendo que por quase todo o tempo no negócio ele ocupou as posições de CEO e CIO.

A Rio Bravo iniciou suas atividades atuando especialmente na área de pirvate equity. E que ao longo dos anos seguintes passou a atuar em outros segmentos do mercado.

Dentro da Rio Bravo Investimentos, Bilyk coordena os 4 principais serviços prestados pela gestora, sendo eles: renda fixa, renda variável, investimentos imobiliários e fundos multimercado.

Em 2020, a Rio Bravo começou a fazer parte da multinacional chinesa Fosun-Hive, como a Guide Investimentos.

No processo, Paulo Bilyk se tornou um dos “parceiros globais” da holding chinesa. Para saber o que é e quais as principais características de uma holding, leia o artigo da Suno sobre o tema.

Ler mais

Compartilhe sua opinião