Milton Friedman Milton Friedman

Milton Friedman

Perfil de Milton Friedman
Nome Completo Milton Friedman
Nascimento 31/07/1912
Local de Nascimento Nova York, Estados Unidos
Data de Falecimento 16 de novembro de 2006
Nacionalidade Norte-americano
Formação Economia

Biografia de Milton Friedman

Quem é Milton Friedman

Milton Friedman foi um estatístico e economista vencedor do prêmio Nobel em ciências econômicas em 1976.

O trabalho de Milton Friedman ficou marcado pela pesquisa sobre a análise do consumo, a teoria e história monetária e a demonstração da complexidade da política de estabilização.

Além da medalha Presidencial da Liberdade e medalha Nacional de Ciências. Por muitas décadas foi também professor da Chicago University.

Trajetória de Milton Friedman

Milton Friedman
Foto: Reprodução/YouTube

Milton Friedman nasceu em Nova York, em 31 de julho de 1912.

É formado em matemática e economia pela Rutgers University. Lá foi influenciado a se especializar em economia, pois, segundo seus professores, poderia ajudar com a Grande Depressão que assolou os Estado Unidos na década de 1920.

Em seguida, recebeu uma bolsa de estudos para fazer pós-graduação na Chicago University.

Durante a pós, recebeu uma bolsa para um curso de especialização na Columbia University.

Voltou para Chicago onde atuou como pesquisador enquanto terminava o ano letivo. Como assistente de Henry Schultz, ajudou na pesquisa sobre Teoria e Mensuração da Demanda.

Ao concluir o curso, mudou-se para Washington, onde conseguiu um emprego graças ao programa New Deal, criado pelo então presidente dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt.

Mais tarde, identificou o New Deal como a cura errada para a doença errada, defendendo que a oferta monetária simplesmente deveria ser expandida, ao invés de ser contraída.

Em um dos seus projetos, o livro A Monetary History of the United States, 1870 – 1960, que assinou ao lado Anna J. Schwartz, defende que a Grande Depressão foi causada por uma contração monetária, que foi uma consequência da política adotada pelo Federal Reserve e da contínua crise do sistema bancário.

Milton Friedman ingressou na Columbia University em 1946.

Durante visita ao Chile, muitas de suas ideias liberais foram adotadas no país. Seus ex-alunos chilenos tornaram-se figuras importantes no Chile controlado pelo ditador Augusto Pinochet.

Devido a isso, Friedman foi acusado de ter ligação com Pinochet, embora tenha sempre negado.

Tanto que, ao receber o Nobel de economia em 1976, houve protestos pelo mundo.

Milton Friedman teve bastante ligação com os presidentes norte-americano Richard Nixon, Gerald Ford e Ronald Reagan. Embora tenha sido conselheiro deles, sempre negou uma vaga oficial.

PhD em economia, conquistado em Columbia, Friedman escreveu diversos livros e artigos, com temas como macro e microeconomia, teoria monetária e estatística.

Um de seus livros mais populares, o Capitalism and Freedom, foi publicado na década de 1960, durante a Guerra Fria.

Na obra, o autor defende que a liberdade econômica é uma condição essencial para a liberdade das sociedades e dos indivíduos.

Milton Friedman permaneceu no quadro docente da Columbia University até se aposentar e, além das atribuições como professor, foi colunista da revista Newsweek e membro do Departamento Nacional de Pesquisas Econômicas (EEUU).

Depois de aposentado, ele e sua esposa, Rosa Friedman, produziram um programa de TV chamado Free to Choose, que foi ao ar pelo PBS – canal público dos EUA.

O programa deu origem a um livro best-seller com o mesmo nome. Milton Friedman faleceu em novembro de 2006, aos 94 anos.

Ler mais

Perfis Relacionados a Milton Friedman

Philip Kotler
Empreendedores Philip Kotler
Paul Krugman
Economistas Paul Krugman

Compartilhe sua opinião