Michael Spence Michael Spence

Michael Spence

Perfil de Michael Spence
Nome Completo Michael Spence
Nascimento 7/11/1942
Local de Nascimento Montclair, New Jersey, nos Estados Unidos
Nacionalidade Norte-americano
Formação Filosofia
Ocupação Economista
Estado Civil Casado

Biografia de Michael Spence

Quem é Michael Spence

Michael Spence é um economista dos Estados Unidos, ganhador do Prêmio Nobel de Economia em 2001 por seu estudo sobre a dinâmica dos fluxos de informação e desenvolvimento de mercado.

O trabalho de Michael Spence foi de grande influência e desencadeou um enorme volume de literaturas a respeito do tema.

Spence também é membro honorário da Magdalen College, uma das faculdades que constituem a University of Oxford, na Inglaterra.

Trajetória de Michael Spence

Michael Spence

Nascido em Montclair, New Jersey, nos Estados Unidos, Michael Spence estudou na University of Toronto e, depois, conseguiu uma bolsa para a University of Oxford, onde estudou matemática.

Em seguida, cursou filosofia na Princeton University.

Como docente, é professor emérito da Philip H. Knight e foi diretor do Stanford Graduate School of Business.

Em 2010, ingressou no corpo docente da escola de economia da New York University e também na SDA Bocconi School of Management, na Itália.

Entre seus alunos em Harvard estiveram Bill Gates e Steve Ballmer.

O maior legado de seu trabalho é o modelo de sinalização do mercado de trabalho. De acordo com a pesquisa dele, os empregadores pagarão salários mais altos a funcionários mais instruídos, porque sabem que a proporção de funcionários com altas habilidades é maior entre os educados.

Para que o modelo funcione, não é preciso que a educação tenha valor intrínseco se puder transmitir informações do remetente (empregado) para o destinatário (empregador).

Entre o material que Michael Spence produziu destacam-se Quarterly Journal of Economics, Market Signaling: Informational Transfer in Hiring and Related Screening Processes e The Next Convergence: The Future of Economic Growth in a Multispeed World.

Michael Spence, que atualmente vive na Itália, ganhou o Nobel de Economia em 2001, junto com George Akerlof e Joseph E. Stiglitz.

Entre as influências de Michael Spence está Richard Zeckhauser, economista e professor de Harvard.

Ler mais

Perfis Relacionados a Michael Spence

Compartilhe sua opinião