Melanie Perkins Melanie Perkins

Melanie Perkins

Perfil de Melanie Perkins
Nome Completo Melanie Perkins
Nascimento 1988
Local de Nascimento Perth, Austrália
Nacionalidade Australiana
Ocupação CEO do Canvas
Fortuna A$4.43 bilhões
Conhecido Como Melanie Perkins
Site Oficial https://www.canva.com/pt_br/
Redes Sociais Facebook Twitter Linkedin

Biografia de Melanie Perkins

Quem é Melanie Perkins?

Melanie Perkins é co-fundadora e CEO do Canva, uma plataforma digital de design gráfico que possibilita que os usuários desenvolvam imagens, apresentações, pôsteres, entre outros.

Além disso, Melanie Perkins é conhecida por fazer o Canva se tornar um unicórnio com uma companhia que possui valor de mercado superior a US$6 bilhões.

Dessa forma, Melanie se tornou uma das empreendedoras de maior destaque de sua geração.

Biografia de Melanie Perkins

Foto: Divulgação/WebSummit

Melanie Perkins nasceu no final dos anos 80, na cidade de Perth, Austrália. Durante sua juventude, ela tinha o objetivo se tornar uma patinadora profissional.

Assim sendo, Melanie passou a maior parte de sua infância e adolescência intercalando os treinos com os estudos.

Após o colegial, ela ingressou na Universidade da Austrália Ocidental, onde se graduou em marketing e economia.

Simultaneamente aos seus estudos, Perkins começou a auxiliar os calouros com design básico de computadores. Nesse período, ela percebeu como havia uma oportunidade nessa área, ou seja, não haviam produtos ou ferramentas para facilitar as atividades de design.

Inicialmente, o objetivo de Melanie era atender a demanda de universitários que necessitavam desse tipo de serviço e que possuíam dificuldades em realizar essas tarefas.

Visando aproveitar esse mercado, em 2007, Perkins fundou a Fusion Books, onde os usuários poderiam criar designers online de alta qualidade.

A empresa chegou a oferecer seus produtos para mais de 400 escolas, estando presente em outros países além da Austrália.

Todavia, a expansão do negócio foi freada devido à falta de investimentos.

Ao mesmo tempo em que Melanie buscava investidores para o Fusion Book, ela participou, junto de seu namorado, Cliff Obrecht, da criação de outro projeto, o Canva.

Plataforma de serviços digitais que oferece serviços de design de forma descomplicada para diferentes segmentos.

Contudo, assim como em seu outro empreendimento, Perkins buscava investidores anjos para dar sequência ao projeto.

Para isso, Melanie e Obrecht partiram em uma jornada na busca por investidores de riscos dispostos a realizarem aportes financeiros em sua ideia.

Melanie Perkins e o Canva

Melanie Perkins
Foto: Divulgação/WebSummit

Foi no período que conheceram o investidor de risco Bill Tai, que esteva de passagem à cidade de Perth para praticar esportes radicais.

Ainda que não tenha auxiliado financeiramente o casal, ele passou algumas dicas e indicou os próximos passos que o casal deveria tomar nessa caminhada.

Assim, Perkins foi ao Vale do Silício, onde conheceu Cameron Adams, um engenheiro que havia trabalhado no Google. Juntos, eles fundaram o Canva em 2013.

Com a criação da plataforma, a comunicação através de redes sociais estava ganhando muito força no mercado empresarial. Em 2014, o Canva já possuía mais de 600 mil usuários.

Melanie e seus parceiros souberam aproveitar a proximidade do mercado chinês, ganhando força em um dos locais de maior movimentação financeira do mundo.

Não à toa, o grupo passou da casa do bilhão de dólares em valor de mercado, além de ultrapassar a marca de 1,5 milhão de clientes.

Por conta disso, Perkins ganhou notoriedade entre os empresários de sua geração, especialmente por conseguir criar uma startup com vantagem competitiva fora do Vale do Silício.

Contudo, Melanie Perkins segue buscando seu espaço no setor, sendo que o Canva ainda possui alguns concorrentes considerados gigantes no mercado como o Adobe.

Ler mais

Compartilhe sua opinião