Kanye West Kanye West

Kanye West

Perfil de Kanye West
Nome Completo Kanye Omari West
Nascimento 08/06/1977
Local de Nascimento Atlanta, Georgia, EUA.
Filhos 4
Nacionalidade Estadunidense
Ocupação Rapper, compositor, produtor musical
Fortuna US$ 1,8 bilhões (2021)
Conhecido Como Kanye West
Estado Civil Solteiro
Redes Sociais Twitter

Biografia de Kanye West

Quem é Kanye West?

Kanye West é um rapper norte-americano conhecido por sua trajetória como compositor e produtor musical. Além disso, ele também atua como diretor de arte e estilista.

Nesse sentido, o sucesso de Kanye West está relacionado ao hip hop, sendo que já realizou diversas parcerias musicais e projetos com grandes nomes da música como Jay-Z, o que impulsionou ainda mais sua fama e construção do seu patrimônio pessoal.

Contudo, a presença de Kanye na mídia está relacionada aos seus relacionamentos, que por sua vez, acompanham polêmicas ao longo do tempo.

O início da trajetória de Kanye West

kayne West
Foto: Divulgação/NRK P3

Kanye West nasceu em Atlanta, na Geórgia, em 1977. Seu nome completo é Kanye Omari West, mas ele também tem seus outros apelidos, que são Ye ou Yeezy.

O rapper foi criado por sua mãe em Chicago, que trabalhava dando aulas de inglês. Eles se mudaram para essa cidade após a separação de seus pais, quando ele tinha 3 anos.

Assim, seu pai Ray West, já foi um membro dos Panteras Negras e também atuava como fotojornalista do Atlanta Journal-Constitution.

Diferentemente de outros rappers, Kanye foi criado em um ambiente de classe média. Nesse sentido, o rapper frequentou a The American Academy of Art, e, após isso, foi para a Universidade de Chicago no segmento de artes. Apesar disso, ele não acabou seguindo essa carreira, mas sim o da música, algo que mudaria sua vida.

Já no início de sua carreira na música, Kanye West começou a produzir para alguns artistas de renome. A produção do rapper era feita com a mentoria do produtor norte-americano No I.D.. Mas assim como muitos profissionais da música, Kanye não teve um grande sucesso logo no começo.

O primeiro trabalho de Yeezy foi a produção de oito faixas para o álbum “Down to Earth”, do rapper Grav. Os primeiros trabalhos de Kanye na música começaram a partir do ano de 1996.

Foi então que ele finalmente começou a ganhar uma maior notoriedade, produzindo, por exemplo, para Jermaine Dupri, Foxy Brown, Goodie Mob e o grupo Harlem World, sendo muito conhecidos na música.

Kanye West como produtor musical

Kanye West
Foto: Rodrigo Ferrari/Veículo

O sucesso de Kanye West ganhou uma força maior a partir do momento que ele começou a produzir para artistas da Roc-A-Fella Records. Além disso, ele trabalhou na produção musical “This Can’t Be Life” de Jay-Z, que recebeu diversos elogios.

Os trabalhos deram continuidade, e em 2001 ele produziu músicas para o álbum “The Blueprint”, de Jay-Z. Através disso que ele alcançou um alto valor na indústria do hip-hop, embora ainda não tivesse iniciado seu sucesso como rapper solo.

Alguns artistas famosos para quem Kanye West produziu músicas foram, por exemplo: Jay-Z, Talib Kweli, Cam’ron, Paul Wall, Common, Mobb Deep, Jermaine Dupri, Scarface, The Game, Alicia Keys, Janet Jackson, John Legend,  Nas, Mos Def, T.I., Ludacris, DMX, entre outros.

A carreira como rapper e artista

Kanye West era muito desacreditado como artista solo e rapper, uma vez que só o enxergavam como produtor. A própria Roc-A-Fella Records não via Kanye em outra categoria a não ser a produção musical. Apesar disso, ele tinha o desejo de seguir carreira como rapper e assim foi feito, embora tivesse dificuldades para fechar contratos.

O primeiro single de Kanye West foi no ano de 2002, após um acidente de carro que quase foi fatal para ele. A primeira música solo, “Through the Wire“, faz parte do álbum em que o rapper estreou, o “The College Dropout”, lançado em 2004.

Posteriormente, Kanye West lançou o segundo álbum em 2005, que é o “Late Registration”. Já em 2007 veio o terceiro, chamado “Graduation”.

E em 2008 o “808s & Heartbreak”, seguido do “My Beautiful Dark Twisted Fantasy”, em 2010. Ao longo de sua carreira, Kanye West ganhou 12 Grammys por todos esses trabalhos que realizou.

Polêmicas com Kanye West

O sucesso que Kanye alcançou na música é incontestável, o que fez, inclusive, que hoje ele seja dono da G.O.O.D. Music, que se refere ao seu selo musical próprio.

Além disso, ele é considerado um dos maiores nomes do hip hop do mundo. Apesar disso, ele também entrou em polêmicas e sua vida pessoal acabou sendo bastante noticiada.

Das polêmicas da vida de Yeezy, uma das mais conhecidas foi o seu álbum lançado em 2016, que gerou a famosa repercussão sobre Kanye West e Taylor Swift. A faixa “Famous” contém um trecho de Kanye falando sobre Taylor com cunho sexual.

O clipe da música acabou sendo ainda mais polêmico, envolvendo bonecos nus de figuras conhecidas como Ray J, o ex-presidente dos EUA Donald Trump e a própria Taylor Swift.

Além disso, algo que marca a vida do rapper é o relacionamento com Kim Kardashian. Com a socialite, Yeezy teve 4 filhos, North West, Saint West, Chicago West e Psalm West, os dois últimos por barriga de aluguel. Mas em 2021, o casamento de Kim Kardashian e Kanye West chega ao fim, algo que trouxe bastante repercussão.

O que achou da trajetória de vida de Kanye West? Deixe nos comentários a parte que mais chamou sua atenção.

Ler mais

Perfis Relacionados a Kanye West

Kim Kardashian
Empreendedores Kim Kardashian
Jay-Z
Empreendedores Jay-Z

Compartilhe sua opinião