João Luiz Braga João Luiz Braga

João Luiz Braga

Perfil de João Luiz Braga
Nome Completo João Luiz Braga
Nascimento 1980
Local de Nascimento Goiânia, Brasil
Nacionalidade Brasileiro
Formação Engenharia elétrica
Ocupação Analista da Encore Asset Management
Conhecido Como João Luiz Braga
Site Oficial https://www.encore.am/
Redes Sociais Twitter Linkedin

Biografia de João Luiz Braga

João Luiz Braga é sócio e analista de investimentos da Encore Asset Manegement, gestora de investimentos em que atua desde 2020.

Além disso, João Luiz Braga é conhecido por sua trajetória de sucesso em outras gestoras de investimentos de renome no país e a asset da XP Investimentos.

Esse fatores colocam João entre os nomes de destaque do mercado financeiro nos últimos anos, mas também aumentam a expectativa em cima dos seus próximos passos.

História de João Luiz Braga

João Luiz Braga nasceu em 1980, na cidade de Goiânia, capital do estado de Goiás, Brasil.

Após concluir o colegial, no final dos anos 90, ele se mudou para a capital paulista, onde iniciou a graduação em engenharia elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

Depois que terminou a faculdade, em 2003, João começou seu MBA no Insper, Instituto de Ensino e Pesquisa.

Simultaneamente aos estudos, Braga iniciou sua trajetória profissional trabalhando como analista na GP Investimentos, onde permaneceu entre 2004 e 2005.

No começo de 2005, ele ingressou no Credit Suisse Hedging-Griffo, também como analista de investimentos. Foi a partir dessa experiência que seu nome começou a ganhar destaque no mercado financeiro nacional.

Ao mesmo tempo que sua carreira crescia no Credit Suisse, ele foi se especializando na área. Durante o período que ele conseguiu sua certificação CFA, Chartered Financial Analyst

Dessa forma, Braga atuou em áreas como varejo, bancos, consumo, small caps, entre diversas outras frentes ao longo de quase uma década em que esteve no negócio.

Em 2015, ele entrou para XP Asset Manegement, onde trabalhou em parceria com Marcos Peixoto.

Bem como havia realizado na Griffo, João priorizou investimentos com maior rentabilidade no longo prazo. Fator que contribuiu para que ele fosse um dos profissionais de maior destaque no país.

Em 2020, Braga deixou a XP para iniciar sua própria gestora.

João Luiz Braga e a Encore Asset Manegement

Após a sua saída da XP, João se tornou um dos fundadores da gestora Encore Asset Manegement.

Com objetivo de criar uma gestora que conciliasse os conceitos históricos do mercado financeiro com tecnologias para o setor, Braga esteve à frente da implementação dessa filosofia.

Dentre todos conceitos aplicados no negócio, o investidor usa o questionamento “o que faria o mercado concordar comigo?” como uma das chaves antes de realizar investimentos.

Dessa forma, a gestora não adota um target price, ou seja “preço alvo”. Dessa forma, há uma análise complexa em cima de qual o real valor de um ativo e suas possíveis oscilações.

Todavia, o próprio João, salienta que sempre há a possibilidade do mercado se equivocar, portanto é necessário estar preparado.

Além disso, Braga é defensor da abordagem “quantamental” de investimentos. Em outras palavras, o gestor combina ferramentas quantitativas com análise fundamentalista nos negócios.

Para isso, João contratou analistas quant com o objetivo de desenvolver ferramentas que possam auxiliar nesse modelo.

Além da Encore, ele ainda atuou no conselho de administração da Via Varejo (VVAR3) e no conselho fiscal do grupo Guararapes (GUAR3) e ParanáBanco.

Tudo isso corroborou para que João Luiz Braga se tornar um profissional de destaque no mercado financeiro.

Ler mais

Compartilhe sua opinião