Hyman Minsky Hyman Minsky

Hyman Minsky

Perfil de Hyman Minsky
Nome Completo Hyman Philip Minsky
Nascimento 23/09/1919
Local de Nascimento Chicago, Illinois, Estados Unidos
Data de Falecimento 24 de outubro de 1996
Nacionalidade Norte-americano
Formação Economia

Biografia de Hyman Minsky

Quem é Hyman Minsky

Hyman Minsky foi um professor de economia da Washington University. Durante sua carreira como docente, publicou materiais que forneciam explicação das características das crises financeiras, que ele atribuiu às oscilações em um sistema financeiro potencialmente frágil.

Nascido nos Estados Unidos, a pesquisa de Hyman Minsky foi por muito tempo deixada de lado. Mas durante a crise que acometeu os EUA em 2008, seu trabalho foi celebrado.

O trabalho dele é baseado na escola de John Maynard Keynes – o keynesianismo.

Trajetória de Hyman Minsky

Hyman Minsky

Natural de Chicago, no estado Illinois, Hyman Philip Minsky nasceu em setembro de 1919.

É formado em matemática pela University of Chicago.

Depois, fez pós-graduação e PhD na Harvard University na área de economia.

Ao final dos estudos, passou a atuar como docente na Brown University.

Entre o final da década de 1950 e a década de 1960, Hyman Minsky foi professor do departamento de economia da University of California.

Já em 1965, Minsky passou a lecionar na Washington University. Compôs o quadro de professores dessa instituição de ensino até se aposentar, em 1990.

Entre as teorias que investigou, Hyman propõe que, em tempos prósperos, quando o fluxo de caixa das empresas ultrapassa o necessário para saldar dívidas, desenvolve-se uma euforia especulativa e logo depois as dívidas excedem o que os mutuários podem pagar por suas receitas, o que por sua vez produz uma crise financeira.

Ainda de acordo com Minsky, como resultado dessas ações, surgem as bolhas especulativas de empréstimos. Os bancos e credores reduzem a disponibilidade de crédito, mesmo para as empresas que podem pagar empréstimos, e a economia, subsequentemente, se contrai.

Por vezes deixado de lado, o trabalho de Hyman Minsky ganhou força 12 anos após sua morte.

Isso aconteceu durante a crise econômica, motivada pelas hipotecas subprime, que assolou o mercado dos Estados Unidos em 2008.

O destaque de sua obra que ganhou os holofotes na época baseia-se na ideia de que a chave que empurra uma economia para uma crise é o acúmulo de dívidas pelo setor não-governamental.

A partir disso, ele expôs que existem três tipos de grupos que fazem empréstimos e contribuem para o acúmulo de dívidas insolventes: os de hedge, os de empréstimos especulativos e os de empréstimos Ponzi.

Entre a biografia publicada de Hyman Minsky, destaca-se Stabilizing an Unstable Economy, de 1996, e Can It Happen Again?, de 1982.

Nos anos finais de sua carreira, Hyman Minsky foi condecorado como professor honorário da Levy Economics Institute of Bard College, em Nova York.

Ler mais

Compartilhe sua opinião