Gregory Mankiw Gregory Mankiw

Gregory Mankiw

Perfil de Gregory Mankiw
Nome Completo Nicholas Gregory Mankiw
Nascimento 03/02/1958
Local de Nascimento Trenton, Estados Unidos
Idade 63
Nacionalidade Norte-americano
Formação Economista
Ocupação Professor
Conhecido Como Gregory Mankiw
Site Oficial https://scholar.harvard.edu/mankiw/home

Biografia de Gregory Mankiw

Quem é Gregory Mankiw

Gregory Mankiw é um estudioso dá área da área econômica, sendo professor de economia da Universidade de Harvard. Gregory é conhecido, principalmente, por seus trabalhos e pesquisas em relação ao neokeynesianismo e a macroeconomia.

Ao longo de sua carreira, Gregory Mankiw também se destacou em cargos fora do campo acadêmico, sendo que em 2005, ele ocupou função na equipe econômica do ex-presidente norte-americano George W. Bush.

Formado e com especialização em economia, ao longo de sua trajetória profissional Mankiw se destacou, principalmente, por ser professor da Universidade de Harvard e do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Gregory é autor de alguns livros e artigos que tiveram grande repercussão no meio, como: ‘Introdução à Economia‘ e ‘A Contribution to the Empirics of Economic Growth‘.

O principal foco de sua pesquisa é voltado para o estudo da macroeconomia moderna e o entendimento e aplicação do modelo Neokeynesiano, vertente moderna do Keynesiano, pensamento proposto por John Maynard Keynes.

Trajetória de Gregory Mankiw

Gregory Mankiw

Nicholas Gregory Mankiw nasceu no dia 3 de fevereiro de 1958, na cidade de Treton, no Estados Unidos.

Durante a juventude, Mankiw estuudou na Escola Pingry. Antes de entrar para faculdade, quando tinha 18 anos de idade, o jovem estudou astronomia na Summer Science Program.

Em 1980, Gregory se formou com título de summa cun laude em economia pela Universidade de Princenton. Quatro anos mais tarde, ele concluiu seu PhD na área pelo MIT.

Ainda no campo acadêmico, Mankiw passou a se dedicar no desenvolvimento do seu doutorado em filosofia, estudo que realizou no MIT. Posteriormente, ele também concluiu uma especialização pela Harvard Law School.

Durante o início da década de 80, Gregory trabalhou no Conselho de Assessores Econômicos dos Estados Unidos.

Foi no período que o economista começou a lecionar em grandes instituições de ensino dos EUA, sendo que foi professor no MIT e na Universidade de Harvard.

Em 1987, com 29 anos de idade, ele se tornou professor titular de Harvard.

Ao longo de sua carreira acadêmica, Mankiw teve suas pesquisas publicadas em meios de comunicação de destaque, como: Journal of Political Economy, American Economic Review, Quartely Journal of Economics e The Wall Street Journal. Também publicou em jornais mais populares, como o The New York Times e Boston Globe.

Gregory ainda atuou como parte da equipe econômica de alguns governos dos Estados Unidos, com destaque quando foi diretor do Conselho de Consultores Econômicos (CEA) da presidência norte-americana durante o governo Bush.

O economista ainda trabalhou na campanha de Mitt Romney.

Ideias de Gregory Mankiw

Gregory Mankiw

Ao longo de sua trajetória profissional, Gregory se destacou como um dos grandes pesquisadores da economia moderna.

Sua obra tem influência direta em uma série de temas de relevância para o campo, sendo que sua obra é fundamentada, principalmente, nas questões voltadas para o crescimento de uma nação.

Mankiw defende a ideia de que o crescimento de uma nação deve ser realizado de formar horizontal.

Não à toa Gregory Mankiw é destaque em pesquisas ligadas ao Modelo de Solow e o Neokeynesianismo. Para entender a importância do Keynesianismo para a economia moderna, leia o artigo da Suno sobre o assunto.

Ler mais

Compartilhe sua opinião