Florentino Perez Florentino Perez

Florentino Perez

Perfil de Florentino Perez
Nome Completo Florentino Pérez Rodríguez
Nascimento 08/03/1947
Local de Nascimento Madrid, Espanha
Nacionalidade Espanhol
Formação Engenheiro civil
Ocupação Presidente Real Madrid e presidente e CEO do Grupo ACS
Fortuna US$ 2,1 bilhões (2021)
Conhecido Como Florentino Perez
Estado Civil Viúvo
Redes Sociais Twitter

Biografia de Florentino Perez

Quem é Florentino Perez?

Florentino Perez é um empresário espanhol conhecido por ser o presidente do renomado clube de futebol Real Madrid, além de também ser presidente e CEO do Grupo ACS. Embora Perez já tenha sido político, atualmente ele atua como um importante empreendedor espanhol.

No Real Madrid, Florentino Perez marcou a época dos “Galácticos”. Esse foi o termo para se referir a grande jogadores de ataque que o clube tinha e que então foram trazidos justamente por Perez. Ao longo do tempo, os investimentos de Perez na equipe construíram um time muito competitivo, que mostrou ótimos resultados através de títulos importantes.

Florentino Perez também investe seu tempo como executivo no Grupo ACS. A companhia ACS é a maior construtora da Espanha. É um grupo com uma presença em diferentes países, embora a sede principal seja na Espanha.

Biografia de Florentino Perez

Florentino Pérez
Foto: Divulgação/Instituto Cervantes de Tokio

Florentino Pérez Rodríguez nasceu em 8 de março de 1947, em Hortaleza, Madrid, Espanha. Após terminar o período escolar, ele ingressou no instituto politécnico. Por lá, ele se formou em engenharia civil, com uma especialização em estradas e portos.

Alguns cargos que Florentino Perez assumiu foram importantes para que ele depois iniciasse sua vida política. Primeiro, ele começou em uma função de administração na capital Madrid na década de 1970. Em seguida, ele ingressou como Diretor Geral da Associação Espanhola de Estradas.

Posteriormente, ele passou a cuidar da parte administrativa da capital, mas dessa vez, se dedicando de forma mais específica com o segmento ecológico e ambiental. Mais tarde, já na década de 80, Perez liderava o Ministério do Turismo, Comunicações e Transportes na Espanha. Ele se tornou vice-presidente do Ministério da Pesca da Agricultura.

Florentino Perez foi casado com María Ángeles Sandoval até o ano de 2012. Nesse caso, o fim do casamento não foi um divórcio, e sim a morte de María naquele ano, deixando Perez viúvo desde então.

Florentino Perez na construção civil

Já no ano de 1991, ele passou a fazer parte do conselho de administração de uma construtora da Espanha. Foi o momento inicial que ele finalmente passou a ter mais contato com essa área.

As participações de Florentino Perez na indústria de construção civil se deram de forma mais constante a parti de então. Assim, em 1992, ele já havia se tornado presidente e um dos maiores investidores da OCISA, uma importante construtora.

No ano seguinte, Perez também tinha funções relevantes em outra empresa do segmento, a OCP. Ele dirigiu a empresa até o ano de 1997.

Em 1999, no grupo ACS, Perez conseguiu o prêmio de melhor CEO de Espanha. Além disso, em 2003, durante sua gestão, ele comprou o Grupo Dagrados, também uma empresa ligada a construção. A ACS teve resultados extraordinários ao longo do tempo, estando em diversos países diferentes. Ela também é presenta na bolsa de valores da Espanha, na IBEX 35.

Florentino Perez no Real Madrid

Florentino Perez
Foto: Divulgação/Instituto Cervantes de Tokio

No ano de 1995, Florentino Perez concorreu às eleições para se tornar presidente do Real Madrid, depois de Lorenzo Sanz. Embora não tenha conseguido vencer nesse período, ele acabou ganhando as eleições no ano 2000, com 55% dos votos.

Perez permanece na presidência do clube até hoje e tem na conta diversos feitos e títulos na sua gestão. No entanto, ele deixou o cargo em 2006 e só retornou em 2008. Nesse primeiro mandato, o Real Madrid ficou conhecido pela “Era Galáctica”. Esse nome se deu pelo fato da contratação de grandes nomes do como:

  • Zinedine Zidane;
  • Cristiano Ronaldo;
  • David Beckham;
  • Luís Figo.

Esse time da época foi responsável por trazer ao Real Madrid:

  • 2 Ligas;
  • 1 Copa da Europa;
  • 1 SuperTaça Europeia;
  • 2 SuperTaças da Espanha;
  • 1 Copa Intercontinental.

Em 2009, Florentino Perez acabou vencendo novamente a eleição para a presidência do Real Madrid. Ele continuou com a política de grandes contratações, como, por exemplo, o brasileiro Kaká em 2009, pelo valor até então recorde 65 milhões de euros. Posteriormente, Perez comprou Cristiano Ronaldo por 80 milhões de libras, um novo recorde da época.

Com uma coleção de títulos também em seu segundo mandato, Florentino Perez foi novamente eleito presidente do clube em 2021. Do mesmo modo que como um grande empresário, ele acumulou um patrimônio pessoal bilionário, no valor de US$ 2,1 bilhões, segundo a Forbes.

Florentino Perez marca a história do futebol, com grande participação também do legado do Real Madrid, uma das equipes mais vencedoras da história do futebol.

Ler mais

Compartilhe sua opinião