Eduardo Saverin Eduardo Saverin

Eduardo Saverin

Perfil de Eduardo Saverin
Idade 39
Nome Completo Eduardo Luiz Saverin
Nascimento 19/03/1982
Local de Nascimento São Paulo, Brasil
Nacionalidade Brasileiro
Formação Economista
Ocupação Sócio da B Capital Group
Fortuna US$ 14,6 bilhões (2021)
Conhecido Como Eduardo Saverin
Estado Civil Casado
Site Oficial https://www.bcapgroup.com/
Redes Sociais Facebook Twitter Linkedin

Biografia de Eduardo Saverin

Quem é Eduardo Saverin

Eduardo Saverin é bilionário brasileiro conhecido por ser um dos fundadores do Facebook, junto com Mark Zuckerberg e seus colegas Chris Hughes e Dustin Moskovitz, todos alunos da Universidade de Harvard.

De acordo com o ranking de bilionários da revista Forbes 2021, Eduardo Saverin é a 140ª pessoa mais rica do mundo e 2ª do Brasil, com uma fortuna estimada de US$ 14,6 bilhões.

Eduardo Saverin também é sócio da B Capital Group, empresa fruto da parceria entre ele e o empresário Raj Ganguly.

História de Eduardo Saverin

Eduardo Saverin nasceu no dia 19 de março de 1982, na cidade de São Paulo. Filho caçula do casal Roberto Saverin e Paula Saverin.

Em 1992, com apenas 11 anos, Eduardo e seus dois irmãos mais velhos, uma irmã e um irmão, se mudaram para Miami com os pais. Era um sonho de Roberto Saverin, que viu na crise política que o Brasil passava um motivo a mais para se mudar.

O bilionário brasileiro sempre teve boa condição financeira, seu avô, Eugênio Saverin, fundou a fábrica de roupas infantis Tip Top, que trazia ao mercado nacional os primeiros macacões para criança.

Eduardo Saverin estudou parte do 1° grau e concluiu o 2° grau na escola Gulliver Preparatory School, em Miami.

Após se formar no ensino médio, ingressou no curso de economia da Universidade de Harvard. Em seu período de faculdade, Eduardo Saverin se tornou presidente da Associação de Investimentos de Harvard.

O fato mais notório desse período foi uma ação na qual Eduardo se aproveitou de brechas em regulamentos sobre insider trading do Brasil e conseguiu lucrar 300 mil dólares através de investimentos na área de petróleo.

Resultado que lhe renderia a honraria magna cum laude, em sua graduação, no ano de 2006. Título concedido para indicar o nível de distinção acadêmica no qual o aluno está se formando.

Ainda assim, o investimento certeiro do jovem economista não renderia “somente” a magna cum laude.

Especula-se que as ações e expertises de Eduardo na faculdade tenham chamado a atenção do aluno e colega Mark Zuckerberg.

A ponto de Zuckerberg querê-lo como sócio em seu projeto, o Thefacebook, que posteriormente veio a ser conhecido mundialmente.

Facebook

Eduardo Saverin

Em 2004, Eduardo Saverin e Mark Zuckerberg, juntos dos alunos Andrew McCollum, Dustin Moskovitz, Chris Hughes, lançaram a rede social TheFacebook, que seria voltada para comunicação interna e interação entre alunos da faculdade.

Porém, a expansão meteórica da rede social fez com que, em 2006, o Facebook fosse aberto para qualquer pessoa com idade superior a 13 anos, política que mudou radicalmente os rumos do site.

Mesmo com tanto sucesso, a relação entre os fundadores nunca foi das melhores, principalmente a de Mark Zuckerberg com o restante dos sócios.

Por conta disso, Eduardo Saverin recorreu à Justiça para ter reconhecimento como um dos fundadores do Facebook.

O acordo entre eles se deu longe dos tribunais, por isso pouco se sabe dos detalhes. O que se especula é que o bilionário brasileiro tenha menos de 5% das ações do Facebook. Provavelmente entre 1% e 2%.

Foi de Saverin o capital inicial para a startup, da qual serviu como diretor financeiro e frente de negócios. Embora ele ainda tenha uma parte pequena do Facebook, não se sabe qual sua porcentagem no negócio.

Investimentos que junto à sua porcentagem na companhia coloca Eduardo Saverin como um dos fundadores do facebook e uma das pessoas mais ricas do mundo.

Enciclopédia Visual Qwiki

A partir do recebimento de uma porcentagem das ações do Facebook, Eduardo iniciou uma diversificação de investimentos referente aos seus negócios.

Em 2011 investiu 8 milhões de dólares na enciclopédia visual Qwiki, alegando que a plataforma possuía o potencial de ser tão grande quanto Google, YouTube, Wikipedia e outras.

Apesar das expectativas, a plataforma não conseguiu crescer e acabou tendo suas funções desativadas no ano de 2013.

B Capital Group

No verão de 2016, Eduardo Saverin fundou com seu sócio, Raj Ganguly, a empresa B Capital Group, fundo voltado especialmente para startups inovadoras, com faturamento estimado nas centenas de milhões de dólares.

As atividades da B Capital são baseadas no investimento de startups, em especial de séries B e C, que buscam se consolidar de forma global.

A ideia de que startups necessitam de inovação para sobreviver, faz com que o bilionário brasileiro visualize potencial de crescimento no setor. Ideia corroborada por várias frentes do mercado, como o site AngelList, portal especializado em destacar startups emergentes.

O Saverin define a B Capital como: “Uma plataforma que conecta empreendedores, que buscam recursos para escalar seus negócios”.

A empresa conta com escritórios em Singapura, Nova York e no norte e sul da Califórnia. Além de ter atividades relacionadas a 11 startups.

Vida pessoal de Eduardo Saverin

Em 2009, o bilionário decidiu renunciar sua cidadania se mudar para Singapura, local onde vive até hoje. Existem boatos que dizem que ele tomou a essa decisão para evitar o pagamento de impostos ao Fisco americano referente a 15% sobre ganho de capital. Porém, essa história é desmentida por ele.

Nesta mesma época, ele se casou com Elaine Andriejanssen, que ele havia conhecido na época de faculdade e reencontrado anos depois.

Apesar de todos os rumores, Eduardo Saverin leva uma vida reservada em Singapura com sua esposa, e raramente aparece nos holofotes e na impressa.

Ler mais

Perfis Relacionados a Eduardo Saverin

Dustin Moskovitz
Empreendedores Dustin Moskovitz
Sean Parker
Empreendedores Sean Parker
Mark Zuckerberg
Empreendedores Mark Zuckerberg
Peter Thiel
Empreendedores Peter Thiel

Compartilhe sua opinião