Suno Perfis
Claudia Sender

Claudia Sender

Perfil de Claudia Sender
Nome Completo Claudia Sender Ramirez
Nascimento 1976
Local de Nascimento São Paulo, Brasil
Nacionalidade Brasileira
Formação Engenheira química
Ocupação Vice-presidente sênior da Latam Brasil
Conhecido Como Claudia Sender
Estado Civil Casada
Site Oficial https://www.latam.com/pt_br/
Redes Sociais Linkedin

Quem é Claudia Sender

Claudia Sender é vice-presidente sênior da Latam no Brasil, a empresária ocupa também desde 2017 o cargo de vice-presidente sênior da área de clientes da empresa no mundo. Claudia é conhecida por ser a primeira mulher a estar em uma posição de alto escalão em companhias áreas no país. Seu nome ainda está na lista das 10 mulheres mais poderosas do Brasil, realizada pela revista Forbes.

No cargo desde 2013, Claudia Sender é um dos personagens mais importante nas engrenagens da maior empresa área do Brasil, que obteve margem líquida de mais de 160 milhões de reais no terceiro trimestre de 2017.

Claudia Sender possui formação em engenharia química pela Universidade de São Paulo – USP e MBA pela Harvard Business School, nos Estado Unidos.

Seu primeiro emprego foi estagiando como consultora da Bain & Company, em 1998.

Antes de chegar à Latam, empresa em que teve maior destaque, Claudia foi vice-presidente de marketing na companhia de eletrodomésticos Whirlpool.

Grupo que é dono de marcas como Consul e Brastemp.

No final de 2011, Sender foi contratada para ser vice-presidente comercial e de marketing da Tam.

Em junho de 2012, foi concluída a fusão da TAM com a LAN. Surgia assim a holding Latam Airlines.

No início de 2013, Claudia foi nomeada como diretora da Latam. Dois anos mais tarde ela também assumiu a posição de diretora da TAM S/A.

A executiva é uma das responsáveis por aguentar as turbulências que as crises política e financeira do país esta causando no setor de aviação.

Uma das saídas que ela encontrou foi o investimento em digitalizar as ações do grupo.

Claudia também é conhecida por sua atuação em prol da igualde de gênero nas empresas e no maior reconhecimento e respeito das mulheres na sociedade.

Carreira de Claudia Sender

Foto: World Economic Forum/ Jakob Polacsek

Claudia Sender Ramirez nasceu na cidade de São Paulo em 1976.

Aos 18 anos, em 1994, ingressou na USP. Em 1998 ela se graduou como engenheira química.

Pós termino da faculdade, Sender entrou para Bain & Company. A executiva trabalhou durante 7 anos na empresa, de 1998 até o início de 2005.

Também nesse período, de 2000 a 2002, Claudia fez MBA em Harvard.

Em fevereiro de 2005 a engenheira de formação foi contratada para ser responsável pelo marketing da Whirlpool, uma das maiores empresas de eletrodomésticos do Brasil.

Sender se manteve na empresa durante seis anos, quando, em dezembro de 2011, migrou para o setor aéreo ao assumir a posição de vice-presidente comercia e de marketing da Tam.

Cargo que não ficou durante tanto tempo, em maio de 2013 Claudia se tornou CEO da holding Latam no Brasil, fruto da fusão entre TAM e LAN. Em 2017, se tornou vice-presidente sênior do grupo.

Sobre sua gestão o grupo enfrentou e enfrenta os efeitos que a crise econômica do país estão causando no setor da aviação.

A mandatária é uma das maiores defensoras da desburocratização do setor, alegando que tal medida contribuiria para que as empresas do ramo conseguissem oferecer saídas alternativas para enfrentar tal cenário.

Outra marca de sua gestão é a atenção da companhia ao universo digital.

Seu principal objetivo é que qualquer serviço prestado pela empresa seja acessível ao passageiro pelo celular, algo que geraria comodidade e praticidade ao seu cliente.

Não à toa a estratégia de crescimento da companhia está diretamente relacionado aos investimentos feitos no campo digital.

Em 2013, Claudia se tornou presidente da TAM S/A. No início de 2017 ela também assumiu o cargo de vice-presidente sênior da área de clientes da empresa no mundo

A empresária é uma ferrenha defensora da mulher no meio profissional.

O nome de Claudia Sender está na lista das mulheres mais poderosas do Brasil segundo a revista Forbes.

Claudia Sender e a OPA da Multiplus

A Latam, da qual Claudia Sender é uma das principais executivas, anunciou em 2018 o fechamento de capital da Multiplus, responsável pelo programa de fidelidade da empresa. A decisão veio depois de o presidente da Multiplus, Roberto José Maris de Medeiros, ter negado diversas vezes essa possibilidade, levando os minoritários a também descartarem o assunto.

Justamente por isso, os minoritários foram pegos de surpresa. Sabendo do valor da Multiplus, uma empresa super lucrativa e pagadora de dividendos, a Latam aproveitou-se da conjuntura do mercado em um momento de eleições e de juros baixos (que prejudicam a receita financeira da Multiplus e, consequentemente, suas ações) para anunciar a OPA. Com isso, o valor de mercado da empresa à época estava abaixo da média história e muito abaixo do seu valor real.

Por encerrar, a empresa anunciou o fim do contrato entre Latam e Multiplus com antecedência de 10 anos, o que piorou o valuation futuro da empresa feito pelo modelo DCF. Com ciência de todos esses fatos, Claudia Sender foi uma das responsáveis pelo que ficará conhecido na história da bolsa de valores como o “escândalo da OPA da Multiplus”

Fotos de Claudia Sender Vídeo de Claudia Sender
Sair da versão mobile