Charlene de Carvalho-Heineken Charlene de Carvalho-Heineken

Charlene de Carvalho-Heineken

Perfil de Charlene de Carvalho-Heineken
Nome Completo Charlene de Carvalho-Heineken
Nascimento 30/06/1954
Local de Nascimento Amsterdã, Países Baixos
Filhos 5
Idade 66
Nacionalidade Holandesa
Formação Direito
Ocupação Diretora-executiva da Heineken
Fortuna US$ 14,2 bilhões
Conhecido Como Charlene de Carvalho-Heineken
Estado Civil Casada

Biografia de Charlene de Carvalho-Heineken

Quem é Charlene de Carvalho-Heineken

Charlene de Carvalho-Heineken é diretora-executiva do conglomerado holandês Heineken International, segunda maior empresa de cerveja do mundo e negócio fundado por sua família no ano de 1863.

Além disto, Charlene de Carvalho-Heineken é uma das principais acionistas da cervejaria.

Segundo a lista da Forbes 2019, Charlene de Carvalho-Heineken possui uma fortuna estimada em US$ 14,2 bilhões, montante que a coloca na 89ª posição do ranking. A executiva, que tem nacionalidades britânica e holandesa, também é a mulher mais rica do Reino Unido e da Holanda.

Formada em direito, desde cedo, a empresária é uma figura presente na cervejaria de sua família.

Quando seu pai faleceu, em 2002, Charlene herdou 23% dos títulos da Heineken, tonando assim a maior acionista da multinacional.

Trajetória de Charlene de Carvalho-Heineken

Charlene de Carvalho-Heineken

Charlene de Carvalho-Heineken nasceu no dia 30 de junho de 1954, na cidade de Amsterdã, Holanda.

Durante a infância e juventude, Charlene foi educada na Rijnlands Lyceum Wassenaar. Após terminar o ensino de base, a jovem ingressou na Universidade de Leiden para cursar direito.

Desde jovem, a empresária esteve ligada à Heineken, empresa criada por seu avô, Gerard Adriaan Heineken, no século XIX. A companhia só teve sua primeira grande expansão um século depois de seu nascimento, quando Freddy Heineken, neto de Gerard e pai de Charlene, assumiu a presidência da empresa.

Sob a gestão de Freddy, a empresa buscou crescer investindo principalmente na expansão da marca para outros países. Inicialmente, alcançou outras 70 nações, fato que interferiu diretamente no valor de mercado do grupo.

Quer aprender como analisar as ações de uma empresa? Baixe o e-book e saiba mais sobre esse tipo de papel.

O pai de Charlene de Carvalho ainda foi responsável pelo início das negociações do grupo que envolviam a aquisição de empresas do ramo na América do Norte, Europa e Ásia.

Quando seu pai faleceu, em 2002, a executiva herdou 23% das ações da multinacional. Além disto, sua participação dentro da companhia se tornou mais ativa, por ela ter se tornado diretora-executiva da Heineken.

Charlene foi figura presente na sequência da expansão do grupo e no processo de novas aquisições. Em 2017, a empresa holandesa adquiriu a Brasil Kirin, subsidiária da Kirin Company no Brasil.

A herdeira do grupo Heineken também é casada com Michel de Carvalho, empresário britânico como fama no setor de banco de investimentos, e que também atua no conselho de supervisão da cervejaria.

Sucessão na Heineken

Charlene de Carvalho-Heineken

Mesmo que Charlene ainda ocupe um dos postos mais altos da Heineken, ela já prepara terreno para que sua família siga com representatividade na gerência da multinacional.

Alexander de Carvalho, um de seus filhos, é o nome escolhido para essa tarefa. Ele é formado pelaUniversidade Harvard. Um dos principais objetivos de sua presença na empresa é para desincentivar a vernda do grupo ou fusões com outras empresas.

Alexander faz parte do conselho de administração desde antes de completar 30 anos de idade.

Além disto, Charlene de Carvalho-Heineken segue como uma das pessoas fortes do grupo, principalmente por ter mais de 20% das ações da multinacional. Entenda como funciona uma ação lendo a artigo da Suno sobre o tema.

Ler mais

Compartilhe sua opinião