Antônio Carlos Pipponzi Antônio Carlos Pipponzi

Antônio Carlos Pipponzi

Perfil de Antônio Carlos Pipponzi
Nome Completo Antônio Carlos Pipponzi
Nascimento 1953
Nacionalidade Brasileiro
Formação Engenheiro civil
Ocupação Presidente do Conselho Administrativo da RaiaDrogasil
Conhecido Como Antônio Carlos Pipponzi

Biografia de Antônio Carlos Pipponzi

Quem é Antônio Carlos Pipponzi

Antônio Carlos Pipponzi é presidente do Conselho de Administração da RaiaDrogasil (RD), a maior empresa farmacêutica do Brasil, com mais de 1500 lojas espalhadas pelo país. Além do cargo que ocupa no conselho da empresa, Pipponzi é também um dos principais acionistas do grupo.

Antônio Carlos Pipponzi é conhecido, ainda, por presidir o Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV) e atuar como mentor da Endeavor Brasil na área voltada para jovens empreendedores.

Formado em engenharia civil, Antônio Carlos Pipponzi fez sua carreira na Drogaria Raia, negócio criado por seu avô.

Em mais de duas décadas à frente do grupo, Pipponzi foi o principal responsável pelo crescimento da empresa. Participou do início do processo da fusão da Raia com a Drogasil, que gerou a RaiaDrogasil.

Antônio Carlos Pipponzi e a Drogaria Raia

Antônio Carlos Pipponzi

Antônio Carlos Pipponzi nasceu em 1953. Após terminar o colegial,  ingressou no curso de engenharia civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

O objetivo de Pipponzi era seguir carreira como engenheiro e não entrar para a rede de farmácias que seu avô materno, João Batista Raia, havia criado em 1905 na cidade de Araraquara, interior do estado de São Paulo.

Dessa maneira, o primeiro contato de Pipponzi com o negócio da família foi quando ele realizava seu mestrado voltado ao setor de engenharia. Na época, ele utilizava o escritório do grupo para realizar sua atividades, além de usar o modelo dos prédios da empresa como parte de seu estudo.

No período, a empresa era administrada por seu pai, Arthuro Pipponzi. Isso contribuiu para que Pipponzi se inteirasse mais pela companhia.

Contudo, a trajetória de Antônio Carlos no negócio da família só ganhou peso no início dos anos 80, quando assumiu posto de diretor no grupo em 1982.

Quer saber como avaliar o valor de uma empresa? Faça o minicurso de precificação e valuation.

O primeiro grande diferencial de sua gestão foi no investimento feito em tecnologia, prática incomum no setor de varejo brasileiro da época. E que contribuiu para amenizar os efeitos causados pela hiperinflação  do período.

Com uma gestão pragmática, segundo pessoas próximas à Antônio Carlos, ele fez com que a empresa continuasse crescendo nas décadas seguintes.

O primeiro grande tombo de sua gestão aconteceu em 2007, quandom visando atrair investidores para seu IPO, endividou a Drogaria Raia. Com isto, Pipponzi teve que mudar a estratégia com o intuito de reverter o cenário de crise.

Em 2010, com a empresa estabilizada financeiramente, o grupo teve sucesso com sua abertura de capital. No mesmo ano, o executivo deixou o dia-a-dia do grupo Raia.

Fusão Raia e Drogasil

Antônio Carlos Pipponzi

Quando o negócio entre as duas principais empresas farmacêuticas do Brasil começou a ser costurado, Pipponzi ocupava a posição de presidente da Drogaria Raia.

Na ocasião, foi definido que Pipponzi assumiria a presidência de conselho de administração do grupo que nascia ali, a RaiaDrogasil, enquanto Claudio Roberto Ely, da Drogasil, ficou na presidência executiva da empresa.

A fusão entre as duas empresas criou a maior empresa do setor no Brasil, sendo que a RD possui um faturamento anual acima de R$ 10 bilhões.

O sucesso da RaiaDrogasil fez com que Antônio Carlos Pipponzi ganhasse destaque no meio empresarial. Para entender sobre as complexidades que envolvem a fusão de empresas, leia o artigo da Suno sobre o tema.

Ler mais

Compartilhe sua opinião