Alexandra Baldeh Alexandra Baldeh

Alexandra Baldeh

Perfil de Alexandra Baldeh
Nome Completo Alexandra Baldeh Loras
Nascimento 16/01/1977
Local de Nascimento França
Nacionalidade francesa
Formação Marketing e vendas; Mestre em Gestão de Mídia.
Ocupação apresentadora e jornalista
Conhecido Como Alexandra Baldeh
Estado Civil casada
Redes Sociais Facebook Twitter Linkedin

Biografia de Alexandra Baldeh

Quem é Alexandra Baldeh?

Alexandra Baldeh é uma apresentadora de televisão e também uma conhecida jornalista francesa. Ela é esposa do diplomata Damien Loras, que já foi cônsul da França em São Paulo, indicado de forma direta por Nicolas Sarkozy. Também é investidora anjo no programa Shark Tank Brasil.

Alexandra Baldeh, que nasceu em Paris em 1977, ela é filha de mãe francesa e pai gambiano. Além disso, atualmente se conhece ela pelo seu destaque no empreendedorismo, atuando na área de transformação pessoal e empresarial do sexo feminino.

Alexandra Baldeh se graduou em marketing e vendas pela École Superieure de Comptabilité et Gestion ESCG. Ela também é mestre em Gestão de Mídia pelo Institut d’Études Politiques de Paris. Como fruto de sua formação, Alexandra Baldeh atua em companhias de tecnologia da informação e comunicação, tais como a IBM France, TF1 e France Télévisions.

ANIVERSARIO SUNO 7 ANOS

Trajetória de vida

Alexandra Baldeh Loras
Foto: Divulgação/ Sony

Além disso, Baldeh estudou sobre técnicas vocais na Corcoran School of Art em Washington. Por lá, ela aprendeu canto lírico no Conservatoire d’Art Dramatique et Du Mime Marceau à Paris 18éme. Assim também fez cursos de performance na École Superieur Du Spectacle em Paris.

Devido ao seu grande amor às artes, Alexandra Baldeh participou em 2003 do single La Kookaracha de Natural e Lucia. Alexandra começou sua carreira como apresentadora de TV na França em 2007. Ela então mudou para o Brasil com seu marido Damian Loras em 2012, quando era cônsul da França no país.

Seu marido deixou a diplomacia em 2016, onde o casal decidiu por continuar morando no Brasil e abriu uma consultoria empresarial, onde Alexandra debateu sobre diversos temas, entre eles o racismo na sociedade brasileira.

Em 2017, Alexandra Baldeh anunciou sua exposição em São Paulo, chamada “Pourquoi Pas?”, “Por que não?” em tradução. A exposição referir-se a personalidade brasileiras famosas, como Xuxa e Silvio Santos, pintados como se fossem negros.

A carreira de Alexandra Baldeh

Como apresentadora em programas da televisão francesa, Alexandra comandou o especial da Revéllion, La nuit des ceintures d’or. No mesmo ano, foi chamada pela rede Equidia para co-apresentar o programa Théma, ao lado do jornalista Pascal Hernandez.

Em 2008, foi contratada pela TF1 para produzir um programa musical especial “On a tous dans le coeur”. Assim, ela entrevistou celebridades como Liza Minnelli e Annie Lennox. No ano seguinte, foi apresentadora do programa semanal Chabada, da France 3, co-apresentado por Daniela Lumbroso.

PLANILHA CONTROLE GASTOS

Em 2010, Alexandra e o repórter Ahmed El Kely lançaram em conjunto uma edição especial do talk show “Toutes les France”, comemorando o 50º aniversário da independência dos países africanos. Além de uma empresária de sucesso, Alexandra Baldeh Loras é autora do livro “Gênios da Humanidade – Ciência, Tecnologia e Inovação Africana e Afrodescendente”.

Este se baseia em uma pesquisa histórica sobre a participação do negro nas Ciências Exatas, Biológicas e Humanas, bem como, dados sobre a situação dos Estados Unidos, do Brasil, dos antigos reinos africanos e dos 54 países que compõem o continente africano.

Alexandra Baldeh no Brasil

No Brasil, Alexandra trabalhou em conjunto com diversos líderes empresariais. O intuito era de criar uma atmosfera mais equilibrada em organizações, de modo que a consciência de gênero e diversidade étnica seja tão importante quanto a prosperidade empresarial.

Como resultado, Alexandra Baldeh já realizou palestras para mais de 10.000 homens e mulheres em todo o mundo. Essas palestras vão desde eventos Tedx ​​ a grandes empresas internacionais como Google, JPMorgan Chase e Bloomberg.

Suas palavras causaram repercussão nas mídias sociais e demais plataformas, gerando reflexões e trazendo discussões para a sociedade. Isso inclui principalmente na transformação organizacional em torno da diversidade e do empoderamento das mulheres.

EBOOK 10 LIVROS

Como reflexo da sua ação de empoderar mulheres, Alexandra Baldeh é do “Plano de Menina”, um projeto social criado em 2017. Este oferece cursos gratuitos de autoestima, empreendedorismo, liderança, finanças e vida digital para jovens.

Além disso, Baldeh é criadora da plataforma “Protagonizo”. Este é um canal que realiza uma comunicação direta entre os departamentos de recursos humanos de grandes empresas. Assim também acontece com trabalhadores negros bilíngues de grandes universidades, tais como USP, PUC e FGV.

Participação no Shark Tank Brasil

Shark Tank” é um reality show produzido pelo Canal Sony, aclamado pela crítica e ganhador do Emmy sobre temas empresariais. O programa trouxe de novo o espírito empreendedor dos brasileiros.

Os “tubarões”, como se consideram os empresários, buscam investir nos negócios e produtos inovadores e lucrativos. No início de 2021, Alexandra se juntou ao time dos cinco tubarões, formado, por exemplo, por João Appolinário, fundador da Polishop.

O programa conta também com Camila Farani, uma das maiores investidoras-anjo do Brasil, assim como Caito Maia, fundador e CEO da Chilli Beans. Além disso, há Carol Paiffer, CEO da ATOM e José Carlos Semenzato, e especialista no setor de franquias.

No reality show, a empresário buscou por empresas que abordassem temas como afro-consumismo e publicidade conscientes. Além disso, companhias que englobam a beleza negra e antropologia e cultura das favelas.

O que achou da trajetória de vida de Alexandra Baldeh? Deixe nos comentários a parte que mais chamou sua atenção.

PLANILHA DA VIDA FINANCEIRA

Ler mais

Perfis Relacionados a Alexandra Baldeh

Camila Farani
Empreendedores Camila Farani
Caito Maia
Empreendedores Caito Maia

Compartilhe sua opinião