Alan Mulally Alan Mulally

Alan Mulally

Perfil de Alan Mulally
Nome Completo Alan Roger Mulally
Nascimento 4/08/1945
Local de Nascimento Oakland, Califórnia, Estados Unidos
Filhos 5
Nacionalidade Norte-americano
Formação Engenheiro
Ocupação Executivo
Estado Civil Casado

Biografia de Alan Mulally

Quem é Alan Mulally

Alan Mulally é o ex-diretor executivo da Ford Motor Company. Ex-presidente da empresa, ele é apontado como o responsável por tornar o grupo lucrativo novamente após um período de recessão na década de 2000.

Em 2012, as táticas usadas por Alan Mulally para tirar a Ford do momento sombrio que viveu foram contadas na obra American Icon: Alan Mulally and the Fight to Save Ford Motor Company (sem tradução para o português).

Antes da Ford, fez carreira na Boeing Commercial Airplanes, onde alcançou o posto de diretor executivo.

Trajetória de Alan Mulally

Alan Mulally

Nascido nos Estados Unidos, Alan Roger Mulally é formado em ciências e mestre em engenharia aeronáutica pela University of Kansas.

Ele diz que parte de sua inspiração foi a motivação do ex-presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy em enviar o homem a Lua.

A carreira profissional de Alan Mulally começou na Boeing Commercial Airplanes, em 1969, no cargo de engenheiro.

Contribuiu para a gestão de vários programas, como os projetos Boeing 727, 737, 747, 757, 767 e Boeing 777.

No Boeing 757 e 767 apresentou um design inovador para uma cabine totalmente digital, até então novidade para aeronaves comerciais.

Na construção do Boeing 777 foi o diretor de engenharia.

Em 1992, assumiu a vice-presidência e gerência geral da Boeing Commercial Airplanes.

Nos anos seguintes, foi alçando vagas mais elevadas e, em 1998, foi nomeado presidente da
companhia.

Já em 2001, acumulou a função de diretor executivo do grupo. Foi considerado para o posto de CEO mas, nas duas ocasiões em que isso aconteceu, foi preterido.

Saiu da Boeing em 2006, quando foi nomeado e CEO da Ford Motor Company. A vaga, na época, foi para suceder Bill Ford.

Ele encabeçou a batalha da Ford para reverter o quadro negativo e cercado de perdas na participação no mercado que a empresa vinha passando nos anos anteriores. Logo que pôs o plano em prática, a Ford começou a se reerguer.

Em 2007, ele coordenou a venda da Jaguar Cars e da Land Rover para a fabricante indiana de carros e caminhões Tata Motors.

O negócio é considerado um sucesso, visto a crise que assolou os Estados Unidos pouco tempo depois.

As conquistas na Ford fizeram com que Alan Mulally entrasse na lista das 100 mais influentes do mundo pela Time. Além disso, em 2011, foi eleito a pessoa do ano pelo Financial Times.

No ano seguinte, foi eleito doutor honorário em ciências pela instituição de ensino onde se graduou, a University of Kansas.

Ainda em 2012, as táticas usadas por Alan Mulally para tirar a Ford do momento sombrio que viveu foram contadas na obra American Icon: Alan Mulally and the Fight to Save Ford Motor Company.

Vida após a Ford

Alan Mulally renunciou ao cargo de CEO da Ford em 2014 e, após a saída da empresa, passou a integrar o conselho de administração do Google.

Alan Mulally também foi considerado para a vaga de secretário de Estado na administração do presidente Donald Trump. O cargo ficou com Rex Tillerson, da ExxonMobil.

Ler mais

Compartilhe sua opinião