Com o fim da divulgação das prévias operacionais do varejo alimentar no primeiro trimestre de 2022 (1T22), a XP Investimentos indica que os números vieram sem sinal único e sem estimativa de rentabilidade. Apesar da cautela, o único player do setor que recebeu recomendação de compra foi o Assaí (ASAI3).
A visão positiva com as ações da Assaí, contudo, não impediram os analistas da XP de destacar que as vendas mesmas lojas ficaram levemente abaixo do concorrente Atacadão (operação de atacarejo do Carrefour), em +6,7% no comparativo anual.
“Acreditamos que isso possa ser explicado pela adição de lojas Makro na base de comparação, performance do atacado de distribuição ou competitividade de preço. No entanto, o crescimento de vendas foi superior, em +21%, no comparativo anual. Finalmente, nós destacamos que o ASAI3 mencionou que o SSS foi de duplo-dígito durante Fev/Mar”, diz a XP.
Operação Atacadão versus Carrefour
Para a XP, o Atacadão novamente foi o destaque positivo, com crescimento de vendas do Carrefour (CRFB3), no indicador vendas mesmas lojas (ajustada pelo efeito calendário) subindo 8,5% no comparativo anual e um crescimento de vendas em 19%.
A corretora diz que a companhia destacou uma normalização de volumes durante o trimestre combinado como uma estratégia assertiva de estocagem que garantiu uma competitividade de preços.
No varejo, a XP destaca que apesar da operação do Carrefour continuar abaixo do Atacadão, a unidade de negócio reportou uma forte recuperação no comparativo trimestral, com vendas mesmas lojas subindo +3,1%, alimentar crescendo 8,4% ao passo que o não-alimentar “segue fraco”, com vendas nas mesmas lojas tendo retração de 5%.
“Nós acreditamos que essa forte recuperação nas vendas de alimentos teve um impacto positivo do fechamento de lojas Extra durante o trimestre, apesar de notarmos que isso é temporário uma vez que as lojas do Assaí devem abrir a partir do 3T”, diz a XP.
Confira as recomendações da XP para o varejo alimentar
Pão de Açúcar decepciona
No relatório, os analistas da XP indicaram que o destaque negativo das prévias foram os números do Pão de Açúcar (PCAR3).
“Do lado negativo, o fechamento do Extra foi um desafio para os resultados do GPA Brasil tanto no varejo alimentar (SSS ex-gasolina +1%), com as lojas enfrentando desafios de ruptura decorrente de ajustes em sua malha logística, como nos postos de gasolina. Entretanto, a performance do Grupo Éxito continuou forte, com o SSS em +21% no comparativo anual”, diz a corretora.
Em relação à concorrência, o player tem tido uma disparidade muito grande de operação.
O GMV online do Carrefour teve forte crescimento de 51% em relação ao 1T21 com o segmento alimentar como um destaque (+153%) e o Atacadão sendo um importante vetor desse crescimento uma vez que ele já representa quase 60% do total do GMV alimentar.
Ou seja, o GMV alimentar do CRFB3 já supera em mais de 40% o do GPA Brasil (excluindo Extra).
Desempenho de PCAR3, CRFB3 e ASAI3
No ano, os papéis do Pão de Açúcar sobem1 13,5% a R$ 23,68, ante alta de 54% das ações do Carrefour a R$ 22,05.
Já as ações da Assaí sobem 31% a R$ 16,71, tendo 17% de alta somente nos últimos 30 dias.
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