A rede de supermercados Walmart (NYSE: WMT) anunciou nesta quarta-feira (27) que planeja criar depósitos locais automatizados para lidar com o aumento de pedidos online, em um aceno à Amazon (NASDAQ: AMZN) na corrida pelo desenvolvimento da logística por trás do e-commerce.
Segundo comunicado, a companhia implantará armazéns próximos a lojas, ou mesmo dentro delas, equipadas com robôs autônomos que farão o transporte do produto advindos do centro de distribuição. Os trabalhadores de carne e osso, apesar disso, não serão descartados, salientou o Walmart. No modelo, os funcionários ficarão à cargo de tarefas mais complicadas, incluindo escolher produtos frescos ou itens maiores.
No final do processo, os pedidos deverão ser retirados na loja, seja pelos clientes ou pelos entregadores. “Todo esse processo pode levar apenas alguns minutos desde o momento em que o pedido é feito até o momento em que está pronto para o cliente ou motorista de entrega coletar”, disse a empresa em nota.
O movimento vem após as vendas de comércio eletrônico do Walmart nos Estados Unidos aumentarem 79% no terceiro trimestre do ano passado.
De acordo com a empresa, as vendas no segmento de e-commerce foram responsáveis por grande parte dos ganhos entre os meses de julho e setembro.
Walmart e Amazon na corrida de logística
O anúncio da rede supermercados pode representar um vantagem competitiva em relação à gigante do e-commerce Amazon.
Segundo o jornal britânico Financial Times, os planos do Walmart podem colocar em perigo poder da companhia de Jeff Bezos na medida em que ela depende principalmente de centros de distribuição mais afastados.
“Temos uma ótima operação que vai nos servir bem nos próximos anos, mas não vamos parar por aí”, destacou o Walmart. No final das contas, é todo sobre redução do custo e do tempo de entrega para o cliente.
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