Vibra (VBBR3) e EZVolt são selecionadas para a instalação de rede de eletropostos no Rio de Janeiro

A Vibra Energia (VBBR3) teve a sua startup de energias renováveis, EZVolt, selecionada para participar do Sandbox.Rio, da Prefeitura do Rio de Janeiro, na instalação de uma rede de eletropostos para a recarga de veículos elétricos em pontos estratégicos da cidade.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

A EZVolt, startup de eletromobilidade integrante do portfólio de energias renováveis da Vibra, foi a selecionada para o Sandbox.Rio. O programa da Prefeitura do Rio de Janeiro junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação busca novas soluções e projetos inovadores para impulsionar medidas mais sustentáveis na capital carioca.

O projeto aprovado da EZVolt e Vibra prevê a implantação de oito eletropostos de recarga ultra rápida e rápida em diferentes bairros da cidade.

Com o Sandbox regulatório, as soluções propostas pela startup poderão ser testadas e implementadas no Rio de Janeiro mediante autorização concedida pelo município em um ambiente controlado.

Pensando nisso, os eletropostos terão entre uma a quatro vagas, para abastecimento de veículos elétricos e híbridos, além de frotas logísticas e carros de aplicativos. A escolha dos locais para instalação dos pontos de recarga está em fase final e busca áreas com maior potencial de utilização pelos veículos.

Gustavo Tannure, CEO da EZVolt, destacou a importância da iniciativa para a adoção mais ampla da eletromobilidade na cidade. “Me arrisco a dizer que esta iniciativa de trazer uma rede de recarga de veículos elétricos em locais públicos é a primeira desse porte no Brasil. Isso permitirá a rápida expansão da eletromobilidade na cidade, uma vez que a maior barreira à adoção de elétricos é justamente a carência de pontos de recarga,” destaca o CEO.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

A seleção da EZVolt no Sandbox.Rio

O Sandbox.Rio é um programa pioneiro no Brasil. Desenvolvido pela Prefeitura do Rio de Janeiro com o objetivo de atuar como uma incubadora para startups de produtos, serviços e processos inovadores que possam trazer benefícios para a população carioca e para a cidade do Rio.

Além de fomentar a inovação e o desenvolvimento econômico local, o programa permite o aperfeiçoamento do marco regulatório para lidar com as novas tecnologias.

“Queremos ser a capital da inovação no país e aqui tem de ser o melhor lugar para que as empresas possam testar, corrigir e aprender. [O Sandbox.Rio] É um projeto inovador que vai impactar a cidade agora, mas deixa também um legado a médio e longo prazo,” informou o secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio, Chicão Bulhões.

A vice-presidente de negócios e marketing da Vibra, Vanessa Gordilho, reforça: “Sandboxs são modelos de sucesso em outros países e uma forma de trazer novas tecnologias, um ambiente de inovação para a cidade, um caminho para tornar o Rio uma smartcity”.

EZVolt, startup da Vibra (VBBR3)

Com essa parceria estratégica, a Vibra e a EZVolt tem o objetivo de consolidar sua atuação no mercado de recargas de veículos elétricos, buscando oferecer soluções inovadoras e sustentáveis.

A EZVolt, integrando Vibra co.lab, o HUB de Inovação da Vibra, tem operações em andamento em 13 estados do Brasil, atendendo tanto o mercado B2B quanto o mercado B2C.

A startup possui sua própria rede de eletropostos em condomínios residenciais, empresariais e estabelecimentos comerciais, além de parcerias com os Postos Petrobras. Com a startup, a Vibra almeja ser uma das principais provedoras de soluções de recarga e suprimento de energia do Brasil, com uma robusta rede de recarga elétrica conectada.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Camila Paim

Compartilhe sua opinião