Balanços da semana

Vazamento global de dados: mais de 10 mi de senhas de e-mails brasileiros são expostas

Os grandes vazamentos de dados continuam ocorrendo no mundo. No início de fevereiro, mais de 10 milhões de senhas de e-mails de brasileiros foram expostas na internet em um vazamento global de 3,2 bilhões.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Além disso, entre os vazamentos de dados no Brasil, estão mais de 70 mil senhas do setor público, como de e-mails da Câmara dos Deputados, do Supremo Tribunal Federal (STF) e ainda da Petrobras (PETR4).

O vazamento global de senhas ocorrido no começo de fevereiro teve 3,28 bilhões de senhas para cerca de 2,18 bilhões de endereços únicos de e-mail.

O arquivo de 100 GB foi publicado no mesmo fórum onde, em janeiro, hackers colocaram à venda bases de dados que comprometeram 223 milhões de CPFs, 40 milhões de CNPJs e 104 milhões de registros de veículos.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

As bases de senhas foram postadas em 2 de fevereiro. Contudo, a publicação original foi removida e os arquivos foram repostados em 17 de fevereiro.

De maneira distinta ao megavazamento de janeiro, no qual as informações de brasileiros estavam à venda, o vazamento de senhas foi disponibilizado integralmente no fórum de forma gratuita.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

PF investiga vazamento de dados de cidadãos e autoridades

A Polícia Federal abriu no dia 3 de fevereiro um inquérito para investigar o vazamento de dados de cidadãos e autoridades na internet.

O vazamento de dados atingiu em janeiro mais de 223 milhões de brasileiros, os quais tiveram as informações pessoais expostas na internet. Este é o maior vazamento do tipo já identificado no País.

A origem do vazamento ainda é desconhecida. O Serasa, inicialmente, era apontado como a fonte dos dados. Contudo, a empresa afirmou que investigou o caso e concluiu que as informações não têm origem na sua base de dados.

Com isso, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), o Procon-SP e a Autoridade Nacional de Proteção aos Dados (ANPD) estão analisando a origem.

Além dos 223 milhões de CPFs -número que inclui pessoas falecidas, também vazaram 40 milhões de CNPJs e 104 milhões de registros de veículos.

Além disso, outros dados vazados referem-se à outras informações detalhadas de cidadãos brasileiros como nome, endereço, renda, imposto de renda, fotos de rosto, participantes do Bolsa Família, scores de crédito, entre outras. Ao todo, foram 37 categorias divulgadas por pessoa, como data de nascimento, nome completo e renda.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião