Vale (VALE3) transfere 50 pessoas em MG por risco em barragens

A Vale (VALE3) anunciou nesta quarta-feira (1) que irá realocar aproximadamente 50 pessoas, que moram em zonas rurais dos municípios de Itabirito e Ouro Preto, em Minas Gerais. A medida foi tomada por conta da mineradora ter avaliado que uma barragem próxima ao local poderia atingir as famílias, caso fosse rompida.

A Vale destacou que aumentou os limites da “Zona de Autossalvamento (ZAS)” das barragens Forquilhas (I, II, III e IV) e Grupo, no Complexo de Paraopeba, com base em estudos mais conservadores, que consideraram um cenário extremo de rompimento da barragem Grupo e ao mesmo tempo das barragens Forquilhas, para a nova classificação.

A ampliação da ZAS faz parte de um termo de compromisso que a mineradora firmou com o Estado de Minas Gerais e o Ministério Público de MG. No acordo em questão, foram definidos novos parâmetros para atualização da mancha de inundação.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

A Vale destacou também que está seguindo a orientação da Defesa Civil de Minas Gerais “respeitando protocolos de saúde e segurança recomendados durante a pandemia de Covid-19”.

Vale e participação na PT Vale Indonésia Tbk

A mineradora brasileira informou, há pouco mais de uma semana, que venderia a sua participação de 20% na PT Vale Indonésia Tbk para a PT Indonésia Asahan Aluminium, ou Inalum.

Veja também: IRB (IRBR3) estuda abrir ação contra ex-executivos

De acordo com o comunicado da mineradora, o negócio seria realizado através da subsidiária Vale Canada Limited, junto à Sumitomo Metal Mining Co.

A Vale destacou, em comunicado, que a Indonésia desempenha um papel estratégico e de destaque na indústria global de níquel. Por isso, a mineradora avalia que a venda da participação representa um desenvolvimento importante na presença da empresa no país.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião