Vale (VALE3): produção de minério tem alta de 12% no 2T21 e chega a 75,7 Mt

A produção de minério de ferro da Vale (VALE3) cresceu 12% no segundo trimestre de 2021, em comparação com mesmo período do ano anterior, para 75,685 milhões de toneladas, conforme relatório divulgado nesta segunda-feira (19) pela mineradora.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Segundo a Vale, a alta foi reflexo de maiores volumes de Brucutu com o aumento da produção de sinter feed com alta sílica por processamento a seco, em meio a um momento favorável do mercado.

Além disso, a companhia lembra que houve melhoria sazonal das condições climáticas em Serra Norte e um forte desempenho em Serra Leste. Menciona, ainda, no relatório, aumento de produtividade no Complexo de Itabira (MG), com a reavaliação das soluções temporárias de gerenciamento de rejeitos; maior compra de terceiros e produção por processamento úmido em Fábrica durante os testes para retomar as operações da planta de beneficiamento.

Segundo a Vale, os resultados positivos foram parcialmente compensados por interferências (efeito tie-in) causadas pela instalação e comissionamento do primeiro de quatro britadores de jaspilito em S11D.

Capacidade de produção

A companhia alcançou uma capacidade de produção de 330 milhões de toneladas por ano, em razão principalmente da Serra Leste ter alcançado capacidade total. O start-up de algumas operações também foi revisado devido ao tempo necessário para receber autorizações. São elas:

  • retomada da correia transportadora em Vargem Grande (agora previsto para o terceiro trimestre de 2021);
  • continuação da produção do processamento a úmido em Fábrica (agora previsto para o terceiro trimestre);
  • barragem do Torto em Brucutu com a necessidade de obras adicionais para aumentar o fator de segurança (agora previsto para o segundo semestre de 2022).

A produção de pelotas da Vale totalizou 8,0 milhões de toneladas no segundo trimestre, 13,3% superior a igual período de 2020, embora ainda limitada pela capacidade de produção de pellet feed.

Já a produção de níquel acabado atingiu 41,5 mil toneladas no período, uma queda de 15,3%, dada a paralisação dos funcionários de Sudbury e a manutenção não programada na refinaria de Clydach.

Por sua vez, a produção de cobre chegou a 73,5 mil toneladas entre abril e junho, 13,0% abaixo da registrada no ano passado, novamente impactada pela paralisação de funcionários, mas também de atrasos na mineração em Voisey’s Bay, parcialmente compensados por um desempenho mais robusto em Salobo.

Vendas de minério da Vale aumentam 23%

As vendas de minério de ferro no segundo trimestre variaram positivamente 23,1% ante o segundo trimestre de 2020, alcançando 67,218 milhões de toneladas.

Da mesma forma, as vendas de pelotas cresceram no trimestre encerrado em junho, para 7,647 milhões de toneladas, um incremento de 10% ante os mesmos três meses do ano passado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

O volume de vendas de finos e pelotas de minério de ferro totalizou 74,9 milhões de toneladas no segundo trimestre, 21,6% maior do que em 2020, com o aumento da produção de minério. O prêmio de minério de ferro foi de US$ 8,4/t, em linha com o primeiro trimestre deste ano, dado os maiores prêmios de pelotas, IOCJ e BRBF — os quais foram compensados por uma maior participação de produtos alta sílica pelo aumento da produção de sinter feed por processamento a seco.

O volume de vendas de níquel foi de 47,4 mil toneladas no segundo trimestre, com a venda de estoques disponíveis compensando a menor produção.

Os volumes de vendas de cobre foram de 74,2 mil toneladas, devido à maior produção nas operações brasileiras, a qual foi compensada pela menor produção de concentrado nas operações do Atlântico Norte.

O volume de vendas da Vale foi maior que o de produção no 2T21 devido a atrasos no embarque de concentrado de cobre nas operações brasileiras de março para abril e da venda de estoque disponível das operações canadenses.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião