Vale (VALE3) deve ter leve queda na produção do 2T24, projeta Genial; veja o que esperar dos números

No próximo dia 16, a Vale (VALE3) divulga seu relatório de produção de vendas do segundo trimestre de 2024, e a Genial Investimentos projeta um leve recuo na produção de minério de ferro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/07/Lead-Magnet-1420x240-2.png

“Esperamos uma produção de finos de minério de ferro com decréscimo leve, representando uma queda de -1% a/a, apesar da aceleração estimada de +10% t/t, em razão da entrada do período mais seco no sistema sudeste”, diz a casa em relatório.

Contudo, os analistas não esperam que essa possível desaceleração seja motivo de preocupação, tampouco represente um risco para o guidance.

“Diante de um período tipicamente ainda chuvoso no sistema norte, a produção melhora apenas parcialmente do ponto de vista sequencial. Importante mencionar também que o guidance de produção para 2024 de 310-320Mt é estável vs. 2023, e trimestre passado (1T24) a Vale já havia crescido produção de maneira significativa (+6,1% a/a)”, diz.

A Genial relembra que, no primeiro trimestre, os estoques da Vale aumentaram, em função do gap entre a produção e as vendas. Contudo, os analistas acreditam que a empresa aproveitou o momento de melhora nas condições de preço para desestocar.

Entre outras questões que impactam as ações da Vale, a Genial afirma que o mercado está atento às possíveis expansões de suporte financeiro do Banco Popular da China (PBoC) para o setor imobiliário, o que reflete na cotação do minério de ferro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/07/Lead-Magnet-1420x240-1.png

A casa afirma que o acordo de Mariana continua a influenciar o desinteresse dos investidores pelos papéis da Vale, mas “menos do que alguns podem imaginar”. A forte ligação entre a economia chinesa e a curva do minério de ferro são questões que fazem maior peso, de acordo com os analistas.

“A expectativa é que a conclusão desse acordo reduza a desconfiança do mercado e melhore apenas parcialmente escalabilidade das ações da Vale. Por outro lado, as preocupações contínuas com a economia chinesa ainda constituem o ponto que mais trava gestores de fundos de aumentarem suas posições”, diz o relatório.

A Genial Investimentos tem recomendação de compra para as ações da Vale (VALE3), com preço-alvo de R$ 78,50.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Guilherme Serrano

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno