Vale (VALE3) coloca duas barragens de MG em estado de emergência

A Vale (VALE3) informou que deu início, nesta terça-feira (9), a um protocolo de emergência em nível 1 relacionado as barragens 6 e 7A, da Mina de Águas Claras, Nova Lima, em Minas Gerais, e da Área IX, da Mina de Fábrica, Ouro Preto, também em Minas. O protocolo instaurado pela mineradora não requer a evacuação da população que se encontra próxima a barragem.

A Vale informou que cadastrou três estruturas inativas e com características de barragens nos órgãos competentes, recentemente. Entretanto, em inspeções mais recentes, a empresa não identificou irregularidades que possam comprometer a segurança das estruturas.

A Vale comunicou também que está “trabalhando na investigação dessas estruturas para obtenção de um detalhamento das suas características e condições. A decisão de elevar o nível de emergência é uma medida preventiva até que sejam concluídas as análises técnicas das estruturas”.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

A mineradora também destacou que o fato de ter colocado as barragens mencionadas em emergência não impacta o plano de produção da companhia, apresentado no Relatório Produção e Vendas do primeiro trimestre, para este ano.

Vale suspenderá atividades do complexo de Itabira por decisão judicial

A Vale comunicou, na noite do último sábado (6), que a Justiça do Trabalho de Minas Gerais decidiu que a empresa terá que suspender as atividades no complexo de Itabira. A paralisação das operações poderá ocasionar um desabastecimento de pelotas para o mercado doméstico.

A decisão foi tomada pois o Ministério Público do Trabalho de Minas Gerais considera que pode haver riscos de contaminação dos colaboradores da Vale pelo novo coronavírus (Covid-19). De acordo com a Justiça de MG, a mineradora terá que arcar com uma multa diária de R$ 500 mil, caso desrespeite as ordens.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião