Ícone do site Suno Notícias

Vale (VALE3), CSN Mineração (CMIN3) e Gerdau (GGBR4) derretem no Ibovespa com mínima do minério de ferro; confira cotações

Vale (VALE3)

Vale (VALE3). Foto: Divulgação/Vale

As ações de mineradoras e siderúrgicas, como Vale (VALE3), CMIN (CMIN3) e Gerdau (GGBR4), derretem no Ibovespa desta segunda-feira (24). Isso porque, no mercado internacional, a cotação do minério de ferro fechou com a menor cotação em quatro meses, diante de uma fraca demanda da China.

Os contratos futuros da commodity para setembro, na Dalian Commodity Exchange, encerraram as negociações diurnas com baixa de 3,1%, cotada a aproximadamente US$ 104,69 (721,50 iuanes). Antes, o minério chegou até a ser precificada com a menor cotação desde 21 de dezembro, em 715,50 iuanes.

Com isso, as ações da Vale e pares afundam no Ibovespa, pressionando negativamente o índice — que recua 0,23%, aos 104.124 pontos. Abaixo, confira a cotação das companhias por volta das 13h:

Vale: produção e vendas do 1T23 decepcionam

Vale (VALE3) divulgou na terça (18) os resultados de produção e vendas do 1° trimestre do ano (1T23). Com números que não agradaram o mercado, junto a uma nova queda do minério de ferro no mercado internacional, as ações da companhia cederam no Ibovespa no dia seguinte.

Entre os destaques do relatório, a Vale teve uma alta de 5,8% na produção de minério de ferro na comparação anual, embora o total 66,774 milhões de toneladas do período tenha sido 17,4% menor que o último trimestre de 2022.

Mais: o volume de vendas da Vale de finos e pelotas de minério cedeu, com uma baixa de 10,6% ante o mesmo período de 2022 e queda de 43,5% em relação ao 4T22, com o total de 45,861 milhões de toneladas comercializadas.

Os analistas do BTG Pactual (BPAC11), o relatório de produção e vendas do 1T23 foi “um tanto decepcionante”, embora tenha sido poluído por efeitos de transição. Eles destacam que os embarques de minério de ferro e do metais básicos ficaram -4% e -16%, respectivamente, abaixo das projeções casa.

Os analistas do Goldman Sachs, por outro lado, não estão confiantes sobre a demanda chinesa. O banco acredita que os preços do minério de ferro foram sustentados por uma combinação de sentimento positivo em relação à reabertura do país, sazonalidade positiva e reabastecimento após o Ano Novo Chinês.

Já os analistas do Santander (SANB11), que na véspera declaram preferência por outra mineradora na América Latina, destacam que embora o resultado da produção do 1T23 da Vale esteja em linha com as projeções do banco (68 Mt x 66Mt), o volume de vendas ficou 9% abaixo das estimativas.

Sair da versão mobile