Ícone do site Suno Notícias

Vale (VALE3) assina acordos na China que incluem usina de ferro-níquel, biocarvão e linhas de crédito

Vale (VALE3) divulga seu resultado do 1T23 no próximo dia 26 de abril. Foto: Divulgação.

Vale (VALE3). Foto: Divulgação.

Vale (VALE3) anunciou nesta quarta-feira (29) a assinatura de sete acordos na China para reforçar sua agenda estratégica e fortalecer o relacionamento com o país. De acordo com mineradora, os acordos envolvem soluções de descarbonização e também cooperação financeira, técnica e econômica em pesquisa.

O anúncio das novas parcerias comerciais foi feito no Seminário de Negócios Brasil-China, realizado pelas autoridades brasileiras e chinesas em Pequim. Os acordos da Vale com a China são os seguintes:

“Como parceira da China há 50 anos e fornecedora confiável de matérias-primas para a indústria siderúrgica chinesa, a Vale tem um compromisso de longo prazo com o mercado chinês”, disse Alexandre Silva D’Ambrosio, vice-presidente executivo de Assuntos Corporativos e Institucionais da mineradora.

A seguir, entenda os acordos firmados pela Vale na China.

Vale: cooperação financeira

A mineradora assinou Memorandos de Entendimento plurianuais (MoUs) com o Industrial and Commercial Bank of China (ICBC) e com o Bank of China (BOC). O acordo entre a Vale e os bancos chineses visa fornecer apoio de crédito à Vale através de facilidades de empréstimo, de financiamento de projetos, comércio ou ativos e de garantias bancárias.

Investimento em Projeto na Indonésia

A Vale Indonésia, juntamente com a Tisco (do grupo chinês Baowu) e a Xinhai, assinou um acordo de investimento para um projeto de uma usina de processamento de níquel RKEF e outras instalações de apoio. Será utilizada energia a gás para fornecer eletricidade e prevê-se que seja um projeto verde e de baixo carbono.

Desenvolvimento de biocarvão

O acordo de cooperação com a Baoshan Iron & Steel Co (do grupo Baowu) visa desenvolver e aplicar o biocarvão na indústria siderúrgica. Produzido a partir de biomassa, o biocarvão está sendo considerado como um substituto para o carvão no processo de fabricação de aço, com potencial para reduzir as emissões de carbono.

Vale: motoniveladora com emissão zero

O Memorando de Entendimento da Vale com a XCMG tem por objetivo co-desenvolver a primeira motoniveladora com emissão zero do mundo para atividades de mineração. O equipamento, que é usado para nivelar os acessos às minas, será testado em unidades dos estados de Minas Gerais e Pará. Caso seja aprovado após os testes, a Vale pretende adquirir vários modelos ao longo dos próximos anos.

Cooperação técnica

A Vale também anunciou que assinou um acordo de cooperação técnica com a Central South University (CSU). A mineradora brasileira irá doar US$ 5,81 milhões para apoiar a CSU no estabelecimento de um novo laboratório para metalurgia de baixo carbono e hidrogênio.

Além disso, a Vale reforçará a cooperação técnica com pesquisa em sinterização e pelotização de baixo carbono, fabricação de ferro de alta eficiência e utilização de H2.

Cooperação em pesquisa econômica

Por fim, a Vale e a Universidade de Tsinghua assinaram um acordo de parceria para apoiar o Centro Acadêmico de Prática e Pensamento Econômico Chinês (ACCEPT) no aprofundamento da compreensão da prática e pensamento econômicos da China e na disciplina de Governo e Economia de Mercado.

Cotação da Vale

As ações da Vale operam em alta de 1,39% no pregão desta quarta-feira, cotadas a R$ 80,51. Segundo dados do StatusInvest, neste mês de março os papéis tiveram uma desvalorização de 7,64%, enquanto no acumulado dos últimos 12 meses houve uma queda de 9,64%.

Sair da versão mobile