Vale (VALE3) tem 29 barragens em protocolo de emergência

A Vale (VALE3) atualizou nesta quinta-feira (1) as informações relativas à situação de suas barragens, com base no relatório semestral de inspeção de segurança enviado à Agência Nacional de Mineração (ANM).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Segundo o fato relevante, das 104 estruturas da companhia inseridas no Sistema Integrado de Gestão de Segurança de Barragens de Mineração (SIGBM), 75 têm Declarações de Condição de Estabilidade (DCEs) positivas e 29 estão em protocolo de emergência.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

As barragens que passaram a contar com DCEs positivas – e tiveram protocolo de emergência retirado – são: Capim Branco, da mina Jangada, em Brumadinho (MG); Menezes II, na mina Córrego do Feijão, também em Brumadinho; e Taquaras, da mina Mar Azul, em Nova Lima (MG). Não houve elevação do nível de emergência em nenhuma estrutura no último mês.

Atualmente a Vale tem 29 barragens de minerais ferrosos sem declaração de estabilidade positiva e com protocolos de emergência ativos. Delas, 19 estão em nível 1, oito em nível 2 e três em nível 3. Todas as 11 estruturas relativas ao negócio de metais básicos da Vale contam com DCEs positivas.

Nível 3 significa barragem em situação de ruptura

O nível 1 é acionado quando detectada uma anomalia quanto ao estado de conservação ou para qualquer situação com potencial comprometimento de segurança da estrutura, que demande inspeções diárias.

O nível 2 é atingido quando uma anomalia é classificada como “não controlada” ou “não extinta” apesar de ações tomadas para isso, necessitando de novas inspeções e intervenções. Já o nível 3 trata de uma barragem em situação de ruptura iminente ou em curso.

Estão em nível 1 as barragens 5, 6, 7A, Área IX, Campo Grande, Dicão Leste, Dique B, Dique Borrachudo II, Dique Paracatu, Forquilha IV, Maravilhas II, Marés I, Marés II, Peneirinha, Santana, Sistema 5 (MAC), Sistema Pontal, e Vargem Grande.

As barragens classificadas em nível 2 são Capitão do Mato, Doutor, Forquilha I, Forquilha II, Grupo, Sul Inferior, Xingu, Norte/Laranjeiras. Já as de nível 3, com mais alto risco, são as estruturas B3/B4, Forquilha III e Sul Superior.

Cotação da Vale

Por volta das 11h20, os papéis ordinários da Vale apresentavam estabilidade de leve alta de 0,05%, negociado a R$ 98,01.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

(Com informações do Estadão Conteúdo)

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião