Uber cancela projeto de carro autônomo e investe em startup

O Uber (NYSE: UBER) cancelou o projeto que visava desenvolver seu próprio carro autônomo e, em vez disso, trocará suas operações por uma participação minoritária na Aurora, uma startup de veículos sem motorista apoiada pela Amazon e Sequoia. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (7) pelo jornal “Financial Times”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

O aplicativo teve seus esforços prejudicados em um acidente envolvendo um de seus carros em Tempe, Arizona, em 2018. Desta forma, os investidores do Uber pressionaram a empresa a focar em obter lucratividade em seu negócio principal de compartilhamento de caronas.

A companhia vai transferir sua unidade autônoma de 1.200 funcionários para a Aurora, que atualmente tem 600 funcionários, e vai investir US$ 400 milhões.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

A startup foi avaliada em US$ 2,5 bilhões após um investimento de US$ 530 milhões em 2019 liderado pela Sequoia, ao passo que com o Uber sua avaliação quadruplicaria para US$ 10 bilhões, segundo o Financial Times.

Uber tem prejuízo de US$ 1,08 bilhão no terceiro trimestre

A empresa Uber registrou prejuízo de US$ 1,089 bilhão no terceiro trimestre, um pouco menor do que as perdas de US$ 1,162 bilhão vistas um ano antes. A receita líquida da empresa somou US$ 3,13 bilhões, queda de 18% ante o ano anterior.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Impactado pela queda da demanda em razão da pandemia, o Uber informou que as reservas brutas de viagens caíram 53% na comparação anual. No trimestre anterior, o resultado havia sido ainda pior, com retração de 75%. Ao mesmo tempo, as reservas no segmento de entregas cresceram 134%. No consolidado de reservas, no entanto, houve uma queda de 10%.

“As reservas brutas de viagens quase dobraram em relação ao trimestre anterior e o delivery cresceu 134% graças ao crescente ritmo de inovação. Lançamos tecnologia de segurança, ampliamos entregas para produtos de mercearia e medicamentos; levamos o Uber Green para mais de 50 cidades e expandimos os planos de assinatura Uber Pass e Eat Pass”, afirmou no release de resultados o CEO Dara Khosrowshahi.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião