Ícone do site Suno Notícias

Trump volta a criticar Fed e afirma que dólar forte prejudica fabricantes dos EUA

Trump afirma que Boeing é uma "grande decepção"

Trump afirma que Boeing é uma "grande decepção"

O presidente dos EUA, Donald Trump, voltou a criticar o Banco Central dos Estados Unidos (Fed) e pediu, indiretamente, uma maior baixa na taxa básica de juros. Para Trump, a atual taxa está atrapalhando os fabricantes de seu país. O presidente norte-americano ainda reclamou da atual força do dólar.

“O alto nível de taxa de juros do Fed, em comparação com outros países, está mantendo o dólar elevado, dificultando que nossos grandes fabricantes como Caterpillar, Boeing, John Deere, nossas montadoras e outros possam competir em igualdade de condições”, afirmou Trump em uma publicação no Twitter. As declarações foram feitas nesta quinta-feira (8).

Na última quarta-feira (7), o mandatário havia dito que o Fed deveria cortar os juros mais rapidamente e em um maior percentual.

“Nosso problema é que o Federal Reserve é orgulhoso demais para admitir seu erro em ter agido rápido demais e com um aperto muito grande (e que eu estava certo!). Eles precisam cortar os juros de forma mais rápida e maior, e parar com esse aperto quantitativo ridículo AGORA”, afirmou Donald Trump por meio de uma rede social.

Também na quarta, após os recentes cortes nas taxas de juros na Tailândia, Índia e Nova Zelândia, Trump disse: “Mais três bancos centrais cortaram juros. Nosso problema não é a China – nós estamos mais fortes do que nunca […] Nosso problema é um Federal Reserve que é muito orgulhoso para admitir seu erro de ter atuado muito rápido e ter apertado demais [a política monetária]”.

Veja também: Estão nos pagando dezenas de bilhões de dólares, diz Trump sobre a China 

Trump não fica satisfeito com corte do BC dos EUA

No dia 31 de julho, o Fed cortou em 0,25% a taxa básica de juros, reduzindo-a para a faixa de 2% e 2,25% ao ano. Esse foi o primeiro corte em mais de 10 anos. Trump, no entanto, considerou a decisão do Banco Central dos EUA como um corte fraco.

“Seria muito mais fácil se o Fed entendesse, o que não ocorre, que nós estamos competindo contra outros países, com todos eles querendo se dar bem às nossas custas”, disse Trump recentemente em uma publicação.

Sair da versão mobile