Touro de ouro da B3 (B3SA3) sai de cena: estátua é removida após decisão da prefeitura de SP

O touro de ouro da B3 (B3SA3), escultura inaugurada na rua XV de Novembro, no centro de São Paulo, no último dia 16, foi retirada da frente da sede da Bolsa de Valores na noite desta terça (23). A remoção foi decidida pela Prefeitura de São Paulo por falta de licença urbanística.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

O touro da B3 foi considerado irregular por infringir a Lei Cidade Limpa. O pedido de remoção da estátua foi enviado para a Subprefeitura da Sé, que também será responsável por aplicar as sanções e o valor da multa aplicada.

O touro dourado foi retirado por decisão da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU), órgão ligado à Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento de São Paulo.

Após uma reunião realizada nesta terça-feira (23), os integrantes da comissão decidiram que a peça não tem licença para estar lá e ainda tem caráter de peça publicitária. A Bolsa ainda receberá uma multa por ter infringido os artigos 39 e 40 da Lei Cidade Limpa, já que os responsáveis não consultaram a CPPU para realizar a instalação.

Em reunião extraordinária, a CPPU decidiu por 5 votos a 4, além de uma abstenção, enviar a deliberação para a Suprefeitura da Sé para que a peça seja retirada.

Procurada, a Subprefeitura da Sé afirmou que ainda não recebeu a notificação para retirada e nem para calcular o valor da multa. A B3 foi contatada, mas não respondeu às perguntas até a publicação da reportagem.

A solicitação de remoção do touro ocorreu, segundo a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU), por apresentar elementos publicitários. O órgão alega que a escultura carrega a marca das empresas de educação financeira ‘Vai Tourinho’, do economista Pablo Spyer — patrocinador da estátua –, e da XP Investimentos.

A obra metálica é de autoria do artista plástico brasileiro Rafael Brancatelli e tem 5 metros de comprimento, com 3 m de altura e 2 m de largura. Teve como inspiração o touro de Wall Street, em Nova York (EUA).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Em comunicado, a B3 se defendeu dizendo que a escultura “Touro de Ouro” possui autorizações vigentes dos órgãos municipais para sua instalação, requisitadas pela empresa Dmaisb Arquitetura e Construção, uma das integrantes do projeto.

“A B3 está trazendo esse novo símbolo para valorizar não apenas o centro de São Paulo, mas o desenvolvimento do mercado de capitais do Brasil, que passa pela própria história da Bolsa. O centro é o coração do mercado financeiro e, após a fusão que originou a B3, em 2017, a companhia optou não apenas em permanecer na região, como em contribuir para sua retomada”, disse a Bolsa em comunicado.

O touro

O touro de ouro foi inaugurado no último dia 16 de novembro e tem como padrinho o empresário e influenciador digital Pablo Spyer, conhecido na internet como “Vai tourinho”, que é o seu bordão na internet. Spyer, que ocupou o cargo de diretor de importantes corretoras no Brasil, hoje é sócio da corretora XP na empresa que leva o nome do seu bordão.

Spyer publicou a imagem da remoção em sua conta no Twitter:

Um dos pontos que o CPPU utilizou para dizer que a peça é publicitária é o vínculo que Pablo tem com o “touro de ouro”. Afinal, ele apresenta um programa com esse nome na rádio e na TV Jovem Pan. Procurado, Spyer não respondeu às mensagens.

A peça vem criando polêmica desde a sua inauguração. O touro é o símbolo do mercado financeiro em todo o mundo, pois simboliza os períodos de alta das bolsas já que o ataque dele é de baixo para cima. Do outro lado fica o urso, que ataca de cima para baixo, representando os períodos de queda dos ativos de renda variável.

Touro de ouro é retirado da B3. Reprodução: Twitter

A peça mais simbólica, o “Charging Bull feito pelo arista ítaloamericano Arturo Di Modica, fica localizado em Nova York e fez com que diversos touros fossem espalhados pelo mundo.

Chuva de críticas

Mas a instalação do touro em frente à Bolsa em São Paulo não agradou movimentos sociais, que consideram o momento econômico inapropriado, já que o País está com a inflação e o desemprego em alta e é esperada uma recessão para o ano que vem. Com isso, o touro amanheceu diversos dias avariado com mensagens de reprovação ou lembrando da situação econômica, como a palavra “fome”.

A peça foi inaugurada no último dia 16, com a presença de nomes ilustres do mercado financeiro, como o fundador da XP, Guilherme Benchimol, e o presidente da plataforma, Thiago Maffra.

Na cerimônia de inauguração da estátua, no dia 16, o presidente da B3, Gilson Finkelsztain, afirmou que o touro, presente nos principais mercados financeiros do mundo, é um presente para a cidade de São Paulo e, em especial, para o centro, região que marca a história do mercado financeiro do Brasil.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Touro de ouro da B3 foi alvo de protestos

O touro ganhou holofotes e se tornou alvo de protestos. A escultura já foi coberta por cartazes contra a fome e miséria. Ativistas chegaram até a fazer um churrasco com moradores de rua ao lado do touro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

A inspiração do touro de ouro da B3 também não ficou isenta de polêmicas. O “Charging Bull” de Wall Street foi instalado ilegalmente na Broad Street, em frente ao prédio da Nyse, em 1989. A polícia chegou a apreender o monumento, mas alguns dias depois o touro reapareceu em um parque próximo de Wall Street, após um acordo com autoridades de Nova York. Lá, ganhou a simpatia do público e se tornou o símbolo da força dos mercados.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/960x136-1-1.png

(Com informações do Estadão Conteúdo)

 

 

Bruno Galvão

Compartilhe sua opinião