Ícone do site Suno Notícias

STF forma maioria para anular condenações de Lula na Operação Lava Jato

STF forma maioria para anular condenações de Lula na Operação Lava Jato

Praça dos Três Poderes, Brasília, DF, Brasil 8/11/2016 Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria na tarde desta quinta-feira (15) para rejeitar o recurso da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a anulação das condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no âmbito da Operação Lava Jato. A informações é do G1.

De acordo com o site, prevaleceu o entendimento pela rejeição do recurso contra a decisão do ministro Edson Fachin em março de anular as condenações de Lula nos processos envolvendo o tríplex do Guarujá e o sítio de Atibaia.

Oito ministros votaram contra o recurso:

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Os ministros Nunes Marques, Marco Aurélio Mello e Luiz Fux foram favoráveis.

Com o placar de oito a três, as condenações de Lula permanecem anuladas e o petista, elegível.

A decisão, no entanto, não encerra a saga. Agora, o julgamento continuará daqui a uma semana, na quinta-feira (22), quando o Tribunal apreciará a suspeição do ex-juiz Sergio Moro.

Fachin anula condenações de Lula

As condenações do ex-presidente da República foram anuladas pelo em março ministro Edson Fachin, relator no STF dos processos da Operação Lava Jato.

Em despacho, o magistrado defendeu que a 13ª Vara Federal de Curitiba e o ex-juiz Sergio Moro não tinham competência para conduzir os processos. Após a repercussão, o ministro Edson Fachin decidiu levar o caso para o Plenário do Supremo.

A PGR, por sua vez, recorreu para reverter a decisão.

Ainda segundo informações do G1, a defesa de Lula quer evitar que a decisão do ministro Edson Fachin leve à extinção de outros processos relacionados ao caso, entre eles o qual resultou na declaração de parcialidade do ex-juiz Sergio Moro.

Sair da versão mobile